Grupo Pandora de Teatro comemora 3 anos da Ocupação Artística Canhoba

920 0

Da Redação – Até 20 de fevereiro, o Grupo Pandora de Teatro – integrante do Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento de Perus – com o apoio da 30ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, realiza o 5º Ato Artístico Coletivo Cimento Perus, com ações de formação e fruição cultural na Ocupação Artística Canhoba, zona noroeste da capital.

A programação especial celebra a Memória e Resistência do bairro de Perus e comemorar o aniversário de 3 anos da Ocupação Artística Canhoba. O espaço, que atualmente é gerido pelo Grupo Pandora de Teatro, foi construído em 2010 pela Prefeitura de São Paulo para abrigar um Ponto de Leitura da cidade. Porém a obra foi paralisada e o espaço nunca chegou a cumprir função social. Abandonado e degradado, acabou virando ponto de encontro de usuários de drogas, trazendo medo e incômodo para a população local.

Em fevereiro de 2016, com a colaboração dos moradores locais e com a ajuda de diversos coletivos, o Grupo Pandora realizou a revitalização do espaço e o transformou em um polo cultural que recebeu o nome de Ocupação Artística Canhoba – Cine Teatro Pandora. Desde a sua criação, o espaço estabeleceu uma grande conexão com o território que o cerca e com a população local.

O 5º Ato Artístico Coletivo Cimento Perus contará com apresentações de Teatro, Circo, Dança, Oficinas, apresentações musicais e outras atividades recomendadas para o público de todas as idades.

A abertura do evento aconteceu nesta sexta-feira, com a apresentação do espetáculo “Relicário de Concreto” do Grupo Pandora de Teatro, peça inspirada nas memórias dos trabalhadores da Fábrica de Cimento Portland Perus e na Greve dos Queixadas. O espetáculo também será apresentado nos dias 15 e 16 de Fevereiro, sextas às 20h e sábados às 19h. Todas as apresentações serão seguidas de bate-papos com pesquisadores, moradores do bairro e ex-trabalhadores da fábrica.

No domingo, 17 de Fevereiro, às 15h, tem apresentação do espetáculo “Cheiro de Jabuticaba” com o Coletivo Entre Nós, de São Roque/SP, e às 19h, é a vez do espetáculo circense “Cabaré dos Corações Despedaçados” com o Coletivo Pareia. No mesmo dia, acontecerão intervenções de resultados das oficinas de Dança Contemporânea (com Rodrigo Vicente) e Breaking (com Bboy Boca), além da apresentação do Bloco Afro Embondeiro Queixada com muito maracatu, samba reggae, baião e outros ritmos de tradições nacionais.

Fazem parte ainda da programação uma Oficina de Palhaço com Rodrigo Veloso (13 de fevereiro), Oficina de Performance com Diego Marques (14 de fevereiro), Sarau Pretas Peri com a participação de Katia Castañeda, moradora de Perus e autora do livro “Poesia – o grito de resistência” (16 de fevereiro), Vivência em esportes radicais com rapel-ascensão, slackline, pêndulo entre outros, com o Educador Físico Rodolfo Vetore (17 de fevereiro), e uma apresentação especial do espetáculo “Fêmea” da Cia. do Despejo (14 de fevereiro), convidando o público a refletir sobre a marginalização social feminina, com uma narrativa construída através de corpos femininos e da musicalidade ao vivo.

O encerramento acontece na quarta-feira, dia 20 de Fevereiro, data exata em que o Grupo Pandora comemora 3 anos da Ocupação Artística Canhoba. A festa de encerramento contará com apresentação da Oficina de Dança Contemporânea, às 18h, e com o show da Banda Pariá – Som das Pretas às 19h.

Serviço -5º Ato Artístico Coletivo Cimento Perus, de 8 a 20 de fevereiro, com entrada gratuita, na Ocupação Artística Canhoba – Cine Teatro Pandora, Rua Canhoba, 299 – Vila Fanton – Perus

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Grupo Pandora de Teatro comemora 3 anos da Ocupação Artística Canhoba"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *