Trinta escolas já se inscreveram para participar do projeto virtual do Grupo Esparrama que promove ações educativas com as crianças abordando temas como meio ambiente, cultura de paz, empatia e respeito. Aos finais de semana o grupo promove lives artísticas para o grande público.
Da Redação – Com “Circulação do FIM?” projeto contemplado na 11ª edição do Prêmio Zé Renato, da Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo, o Grupo Esparrama abusou da criatividade para se inserir no universo das lives, se aliando à escolas para lives educativas e à artistas de múltiplas linguagens com apresentações para o grande público.
Diante da necessidade de adaptar a temporada presencial para o virtual, em razão da pandemia da COVID-19, o transformou seu projeto teatral em uma ferramenta de apoio para professores e estudantes de trinta escolas de diversas regiões de São Paulo e do Brasil.
Até 23 de setembro, às quintas e sextas-feiras, às 15:00, acontecem as lives especiais para escolas em que o premiado espetáculo FIM? do Grupo Esparrama será exibido com tradução em Libras e interação simultânea do elenco.
Cerca de 3000 crianças estão inscritas para participar das ações e as escolas interessadas ainda podem se inscrever para participar através do formulário fixado na página do grupo no Facebook ou na bio do Instagram @grupoesparrama
Até o momento são trinta escolas inscritas das cidades de Bauru, Guarulhos, Mairiporã, Manduri, Poá, Santo André, São Bernardo do Campo e Ribeirão Preto, em São Paulo e de Ituiutaba e Belo Horizonte (Minas Gerais).
As escolas participantes receberão gratuitamente um material de apoio com propostas que dialogam com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, da ONU, produzido em parceria com a educadora Laila Sala e a ilustradora Marina Silva.
O material será composto pelo “Almanaque do Fim”, um caderno de atividades lúdicas, um site com materiais exclusivos para profissionais da educação com referências e sugestões, ampliando possibilidades de abordagens dos temas em sala de aula e uma série de vídeos lúdicos de apoio, com o elenco de palhaçaria do grupo introduzindo as propostas sugeridas no site e no caderno do aluno.
Para o grande público, nos dias 28 e 29 de agosto de 2021, às 15:00, o Grupo Esparrama realiza lives da temporada “Conheça Outro Fim”, que serão transmitidas no Facebook do Grupo Esparrama (www.facebook.com/grupoesparrama) com tradução em Libras.
Artistas de múltiplas linguagens apresentam releituras poéticas de temas abordados em seu premiado espetáculo “FIM?”, como a necessidade de recuperar a natureza e a urgência em se pensar formas de consumo conscientes e sustentáveis, além de tratar do fim que pode se dar pela falta do encontro do ser humano com o seu outro, fruto da falta de diálogo, da ausência de afetos e da falta de empatia com a dor alheia.
Na live de sábado, dia 28 de agosto de 2021, às 15:00, acontece um bate-papo com o ilustrador Deverson Pepi, que há 15 anos trabalha na produção de séries animadas para televisão e plataformas digitais, como “Boris e Rufus” (Disney XD e Channel), “Patati Patatá” (youtube), “Carrapatos e catapultas” e “Tuca o Mestre Cuca”. Além de ilustrar livros infantis, Deverson é professor de escultura, de pintura clássica e digital, e paleoartista, misturando diversas técnicas artísticas para a reconstrução em vida de criaturas extintas.
No domingo, dia 29 de agosto, às 15:00, a convidada para apresentar uma releitura do espetáculo FIM? é a contadora de histórias Marina Faria, que transita por técnicas como o desenho, a escrita, a pintura, a ilustração e o teatro.
Parceira do Grupo Esparrama no projeto Navegar, Marina participou do processo de pesquisa e criação do espetáculo de mesmo nome e ilustrou o livro “Navegações Teatrais Para Pequenos Tripulantes”, produto final do projeto.
Autora de diversos livros de artista e murais públicos (Unidades Sesc de Taubaté, Araraquara, Campinas, São Paulo e São Caetano), a artista ilustrou livros como “Quando Blufis ficou em Silêncio” e “O Silêncio em Apuros”, ambos finalistas do Prêmio Jabuti de Literatura Infantil, é co-autora do projeto Clareada, junto com Marcella Tamayo e participou do processo criação de espetáculos teatrais do Coletivo da Onça, das artistas Lily Curcio, Ana Wuo, no Curso Livre de Teatro do Barracão Teatro (Campinas), além de integrar o grupo de pesquisa Teatro de Luz&Sombra, entre outros.
O espetáculo FIM? foi criado pelo Grupo Esparrama em 2016 e recebeu o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (Melhor Espetáculo na categoria Sustentabilidade), foi eleito o Melhor Espetáculo Infantil do Ano pelo voto popular do Guia da Folha de SP, eleito o Segundo Melhor Espetáculo Infantil do Ano pelos críticos do jornal Estadão, além de ter sido indicado ao Prêmio Governador do Estado 2017.
Mais informações em: www.facebook.com/grupoesparrama e www.instagram.com/grupoesparrama
Nenhum comentário on "Grupo Esparrama une teatro e pedagogia em ações virtuais"