* Carlos Alberto Coquinho Bazani – O Rei Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, quem diria, veio marcar o seu primeiro gol na carreira no Grande ABC. O feito, que entrou para a história, aconteceu no dia 7 de setembro de 1956, contra o Corinthians de Santo André, no Estadio Américo Guazelli, em amistoso vencido pelo Santos por 7 a 1.
E coube ao esforçado goleiro reserva Zaluar, funcionário público da Prefeitura de Santo André, ser eternizado na história como o goleiro que levou o primeiro do Gasolina, como era conhecido Pelé antes de conquistar a fama, que entrou apenas no segundo tempo do amistoso, em substituição ao ‘monstro’ Del’Vecchio.
Na partida, o Gasolina, ou melhor Pelé, deixou a sua marca aos 36min do 2º tempo. Pelé marcou o sexto gol do Santos e o seu primeiro como jogador de futebol profissional. O representante da Liga Santoandreense de Futebol, o legendário Nelson Cerchiari, equivocadamente anotou a autoria deste histórico gol, para um jogador santista que estava no banco de reservas e nem participava do jogo. Nos vestiários, após a partida, Cerchiari foi alertado pelo jogador Dell’Vecchio sobre o engano.
Erro corrigido, súmula retificada, Pelé pôde comemorar oficialmente o seu primeiro gol, que entraria para a história do futebol mundial. Zaluar Torres Rodrigues, já falecido, se orgulhava de ter sido o primeiro goleiro a ter levado o gol do Rei do Futebol. Tanto que disputava o Torneio Pé Na Bola do C.A.Aramaçan com a seguinte inscrição na camisa: “Gol Rei Pelé – 001”. Ao longo dos seus quase 90 anos (27/02/1926) o andreense Nelson Cerchiari ainda trabalha como contador autônomo e reside no Bairro Centreville, em Santo André.
Coisas da Pavlistarvm Terra Mater!
Súmula: Corinthians Santo André 1 x 7 Santos Futebol Clube, amistoso disputado no Estádio Américo Guazelli, em Santo André, no dia 7/9/56. Corinthians: Antoninho (Zaluar); Bugre, Chicão, Mendes e Zico; Schank, Vilmar e Cica; Teleco (Baiano), Rubens e Dore. Técnico – Jaú. Santos: Manga; Helvio, Ivan (Cassio), Ramiro (Fiotti) e Urubatão; Zito (Feijó), Alfredinho (Dorval), Alvaro (Raimundinho), Dell’Vecchio (Pelé), Jair e Tite. Técnico: Lula. Gols: Alfredinho, Dell’Vecchio, Alvaro, Alfredinho, Dell’Vecchio, Pelé e Jair (Santos), e Vilmar descontou para o time da casa.
* Carlos Alberto Coquinho Bazani é natural de Santo André. Atuou como assessor parlamentar e político. É membro do Conselho de Cultura de Santo André e colaborador dos veículos Jornal Informação Resumo Jovem, Gazeta do Grande ABC, Orion FM e Cocknews, além de coordenador do Bloco O Beco do Conforto. Contato com o colunista: coquinhobazani@hotmail.com
Parabéns Bazani, muito boa reportagem, pelo menos vc se preocupa com a memória de nossa cidade,
Abraços
Infelizmente o prestigiado andreense “Coquinho” Bazani faleceu em 4 de fevereiro de 2020, para consternação geral.