Grafite de Rio Grande da Serra é referência para outras cidades

1272 0

Da Redação – Diversos pontos da cidade de Rio Grande da Serra que antes eram sem cor ou pichados, vem se tornando verdadeiras obras de arte a céu aberto. Isso tudo devido ao Projeto ABC do Grafite, idealizado pela produtora Carbono60 – Economia Criativa, que conta com o patrocínio da empresa Solvay e a parceria da Prefeitura de Rio Grande da Serra.

De acordo com o produtor Pedro Binotti, o projeto teve início em junho e tem previsão de término na primeira semana de setembro. “Nesta última etapa, será grafitado um painel na lateral da nova UPA (Unidade de Pronto-Atendimento)”, comentou. Ao todo, o projeto conta com seis pontos de grafite na cidade, a realização de quatro oficinas e a produção de um site onde é possível acompanhar todo o trabalho desenvolvido.

Artistas – Outra característica importante da iniciativa é a valorização do trabalho de artistas do próprio município. “O projeto é ótimo, não só por incentivar artistas locais, como também, despertar o interesse e novos talentos por meio das oficinas realizadas nas escolas da cidade”, pontuou Binotti. Ao todo dez artistas de Rio Grande da Serra integram o ABC do Grafite.

Cidade – Já com relação à parceria com a Prefeitura de Rio Grande da Serra, o produtor explicou que aescolha do município se deu por seu histórico e pela cidade já possui um importante espaço público de convivência na região central, a pista de skate Sandro Dias – Mineirinho, que foi revitalizada em 2014, sob a curadoria dos expoentes da arte, os artistas Chivitz e Minhau.

Além disso, para o produtor Binotti, o ABC do Grafite é um marco em relação à difusão do grafite na região. “Rio Grande da Serra está se tornando um museu de arte urbana a céu aberto, o projeto só tem a acrescentar, se tornando uma referência para outras cidades”, finalizou.

Etapas – A primeira oficina do projeto aconteceu em junho, na Escola Estadual Edmundo Luiz de Nóbrega Teixeira, com a presença de 24 crianças e adolescentes, que grafitaram toda a fachada do espaço com apoio de artistas locais. Já a segunda etapa foi realizada em julho, na Escola Municipal de Ensino Infantil Emei – Rachel Silveira Monteiro direcionada aos alunos do ensino fundamental. Nesta ocasião, a atividade foi conduzida pelo artista Subtu, abordando técnicas básicas de grafitagem.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Grafite de Rio Grande da Serra é referência para outras cidades"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *