Da Redação – As regras de uso e de propriedade dos veículos está mudando rapidamente, de acordo com o último Relatório de Sustentabilidade da GM (gmsustainability.com) lançado nesta semana. Conectividade, car-sharing, sistemas alternativos de propulsão e carros autônomos são elementos-chave para um futuro mais seguro, limpo e com mais opções eficientes de mobilidade para os clientes.
“Vemos um tremendo potencial para essas tecnologias e benefícios a longo prazo para nossos clientes e comunidades ao redor do mundo”, disse Mary Barra, Presidente e CEO da GM. “O time da GM está preparado para liderar essa transformação de mobilidade pessoal e continuará seguindo com seus compromissos para uma manufatura responsável”.
Instituições independentes também reconheceram o progresso da GM.
“A GM está rápida e apropriadamente adaptando o seu negócio ao nosso mundo em constante transformação, desde a forma como lidamos com as mudanças climáticas através da defesa de políticas públicas até a ação efetiva de trazer os carros elétricos para o grande público”, disse Mindy Lubber, presidente do Ceres, uma ONG de defesa da liderança em sustentabilidade.
O relatório interativo ressalta investimentos estratégicos em tecnologia que estão ajudando a GM a fortalecer seu negócio e redesenhar o futuro da mobilidade pessoal. Alguns destaques:
A estrada do autônomo
A GM está usando seus 20 anos de experiência em conectividade com o OnStar para tornar possível tecnologias avançadas de segurança e car-sharing. A GM está pavimentando o caminho para a chegada dos carros autônomos e tecnologia que liga veículos e infraestrutura. Esses esforços irão ajudar a reduzir os congestionamentos, acidentes e poluição. A companhia está trabalhando para criar o maior corredor com tecnologia de comunicação “Veículo-para-Infraestrutura” nos Estados Unidos com 194 quilômetros de rodovias em Detroit. Irá também trazer o SuperCruise, a primeira tecnologia semi-autônoma de assistência ao condutor para o mercado no próximo ano com o Cadillac CT6.
Mobilidade Urbana
No começo desse ano, a companhia lançou o Maven, uma marca de car-sharing e investiu $ 500 milhões de dólares na aliança estratégica com o provedor de ride-sharing, Lyft. Chevrolet também está construindo o acessível e completamente elétrico, Bolt EV, que irá oferecer mais do que os 321 quilômetros de autonomia estimados pela GM.
Foco na eficiência energética
GM está lidando com as mudanças climáticas em parte por continuar a fornecer aos clientes carros com eficiência energética em todos os seguimentos que atua, já que 77% do total da pegada de carbono da companhia vem dos carros. Nove modelos estão na categoria de consumo na estrada de 64 quilômetros por litro ou mais, três a mais que no ano anterior. As vendas de carros elétricos da GM aumentaram 9% atingindo o número de 196,861 unidades.
Redução de Carbono
No ano passado, Mary Barra e outros 12 CEO’s da indústria reunidos no Fórum Econômico Mundial firmaram um compromisso de descarbonizar o transporte automotivo. A GM também assinou o Ato Empresarial Americano de Compromisso com o Clima, defendendo a oportunidade econômica para combater as alterações climáticas.
A companhia também está ativamente procurando formas de usar mais energias renováveis. Dois acordos eólicos no México e Texas adicionarão 64 megawatts para a capacidade já existente de 106 megawatt no portfolio global, permitindo a GM alcançar seu objetivo de energias renováveis quatro anos antes do previsto.
O progresso da GM promoveu crescimento através de novas formas de receitas como $ 1 bilhão de dólares de reciclagem e reuso nos últimos anos, economia através de uma melhora na eficiência, como $ 237 milhões de dólares em economia de energia desde 2010. GM foi a única montadora a aparecer no Índice Dow Jones de Sustentabilidade na América do Norte em 2015, e recebeu as melhores notas no índice do Carbon Disclosure Project (CDP), um grupo que serve a mais de 800 investidores.
A GM trabalha com os concessionários e a cadeia de fornecedores para reduzir a pegada de carbono ainda mais. Até hoje, 435 concessionários já aderiram ao programa Concessionário Verde da companhia e 77% dos concessionários convidados participam de algum programa de eficiência através do CDP.
Manufatura responsável
A companhia está no caminho para cumprir seus compromissos globais de manufatura. Desde 2010, o ano onde começou o compromisso, a GM já atingiu as seguintes metas:
– 131 de 150 fábricas com zero-aterro (landfill-free)
– Redução total do lixo em 22% para uma meta de 40%
– Redução de uso da água em 10% para uma meta de 15%
– Redução da energia e carbono em 14% e 15%, respectivamente para uma meta de 20%
– Metade das fábricas já foram certificadas pela “Wildlife Habitat”
“Nossos 215 mil empregados ao redor do mundo estão procurando servir nossas comunidades e construir relacionamentos tanto dentro quando fora da GM, nos ajudando a minimizar nossa pegada ambiental e ao mesmo tempo ampliando nosso impacto positivo na sociedade”, disse Jim DeLuca, vice-presidente executivo da GM para manufatura global.
Saiba mais sobre o impacto ambiental, social e econômico da GM acessando o relatório em gmsustainability.com
1 comentário on "GM reforça Negócios e Comunidades através da Mobilidade"