Giro Cultural cria terceiro roteiro com a entrada da Casa do Hip Hop

815 0

Da Redação – O Giro Cultural Diadema recebe nesta terça-feira (27) e quinta-feira (29) os alunos da EMEB Mário Santa Lúcia. As visitas acontecem às 9h e 14h e depois o programa faz uma pausa, voltando à atividade dia 25 de julho, quando será implantado o terceiro roteiro com a entrada da Casa do Hip Hop. Nessa data, a Casa de Diadema completará 18 anos de atividade.

Localizada dentro do Centro Cultural Canhema a Casa do Hip Hop, assim como o espaço de cultura, passaram recentemente por revitalização, ganhando reforma geral, pintura nova, biblioteca, oficina de Tai-Chi-Chuan e espaço comunitário com quadra de basquete de rua para jogos noturnos. Isso capacitou os dois equipamentos a integrar a Rede CulturArte, ação da Secretaria de Cultura que facilita o acesso à cultura para todos.

A criação do terceiro roteiro propiciará a população do Município saber mais sobre a história da Casa, que é conhecida internacionalmente e referência nacional em utilizar os conteúdos da Cultura Hip Hop para formação de jovens.

Isso ocorre por meio das oficinas de Breaking, DJ, MC e Graffiti em que os participantes são capacitados para essas artes. Com isso, melhoram a autoestima, desenvolvem novas habilidade e, como consequência, ampliam a perspectiva de vida. Durante o Giro Cultural, os participantes vão ver os jovens em atividade e vão interagir com eles.

O Giro Cultural Diadema começou a funcionar em março de 2017 e mais de 2,5 mil pessoas já conheceram os dois roteiros iniciais. O objetivo do projeto é a formação de público, promoção e a difusão de cultura local. Para apresentar os equipamentos de cultura aos visitantes, um clown no papel de guia dar todas as explicações sobre os locais visitados, suas histórias e atividades que realizam.

O programa é frequentado por estudantes da rede pública, pais de alunos e população em geral. Quem quiser formar um grupo e conhecer os locais pode agendar previamente as visitas por meio do e-mail giro.diadema@diadema.sp.gov.br, presencialmente indo a Secretaria de Cultura, ou via o telefone 4072-9314. O grupo deve ter até 35pessoas. Além de terças e quintas-feiras, as visitas também são realizadas em um sábado de cada mês. Conheça abaixo os roteiros.

Roteiro 1: Inicia com a visita ao Centro Cultural Diadema, passando pela Companhia de Danças de Diadema, Biblioteca Olíria de Campos Barros e concluindo nos ateliês do Espaço Cândido Portinari.

Roteiro 2 : Inicia no Museu de Arte Popular (MAP/Diadema) com breve explicação sobre o acervo, passando pela Casa da Música Olímpio Martins, onde se tem contato com os diversos cursos oferecidos, depois o Centro de Memória de Diadema com uma breve intervenção cênica sobre a história de Diadema, encerrando com uma vivência com integrantes da Big Band Lira Jazz.

Roteiro 3: Visita ao Centro Cultural Canhema – Casa do Hip Hop, tomando contato com os quatro elementos da Cultura Hip Hop, participando de vivências nas áreas da dança (Breaking) da música (DJ) da poesia, rima e literatura (MC) e das artes plásticas (Graffiti).

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Giro Cultural cria terceiro roteiro com a entrada da Casa do Hip Hop"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *