Da Redação – As gestantes que participam do Pré-Natal de Alto Risco (PNAR) em Diadema têm mais uma oportunidade de receber informação, trocar experiências e tirar dúvidas sobre a saúde de mãe e bebê: o grupo de orientação e nutrição para gestantes, que teve início em setembro e ocorre mensalmente no Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde, onde o acompanhamento das gestantes de alto risco é realizado.
Os encontros duram aproximadamente duas horas. “No pré-natal de alto risco, a profissional de nutrição tem uma visão mais específica quanto às necessidades dessa mulher, ou seja, orientar para uma alimentação mais saudável nesse período”, afirmou a nutricionista Rosana Ota. Além disso, o grupo conta também com assistente social e profissionais de enfermagem que abordam saúde da mãe, bebê, direitos sexuais e reprodutivos, licença maternidade, direitos trabalhistas, amamentação, entre outras questões.
“O grupo foi criado para os anseios e dúvidas da gestante. O intuito é desmistificar o pré-natal de alto risco. Aqui, ela é acolhida e apresentada à equipe do PNAR para que ela saiba que não está sozinha nessa etapa. Quando não houver mais a situação de saúde que a trouxe para o Quarteirão, ela pode voltar ao pré-natal habitual. Entretanto, é importante que a mulher, mesmo sendo acompanhada no pré-natal de alto risco, continue mantendo o vínculo com a Unidade Básica de Saúde”, explicou a diretora de enfermagem, Marcelle Bianco.
Gabriela da Silva Ferreira de Freitas, grávida de oito meses da primeira filha Luana, faz acompanhamento no PNAR. “Foi a UBS que me encaminhou para o pré-natal de alto risco em razão de problemas na tireóide e também tive alteração de pressão. No Quarteirão fiz todo o pré-natal”, afirmou. A estudante de Nutrição reforça que o acompanhamento trouxe tranqüilidade para viver esse momento. “O atendimento de forma geral é muito claro. Para mim, o mais importante foi a preocupação com as minhas queixas e dúvidas. Sempre que precisei de orientações, fui realmente ouvida e tive minhas dúvidas esclarecidas”, elogiou.
O pré-natal de alto risco é realizado por médico especialista, que encaminha a gestante para avaliações de especialidades médicas e multiprofissionais com o objetivo de evitar o agravamento de sua condição e diminuir o risco de mortalidade materna e infantil.
Em 2018, 918 grávidas de Diadema foram inseridas no PNAR, realizado no Quarteirão da Saúde. Neste ano, foram 765 gestantes. Dessas, 345 estão em acompanhamento atualmente.
A classificação do risco gestacional é realizada em todos os atendimentos na UBS, que pode encaminhar a gestante em qualquer fase da gestação. Os casos incluídos nessa categoria são diabetes gestacional, diabetes mellitus prévio, hipertensão arterial prévia, doença hipertensiva na gestação, placenta prévia, toxoplasmose na gestação, pré-eclampsia, hipotireoidismo, obesidade grave e abortamento recorrente ou habitual.
Nesses casos, durante a gestação, é garantida a realização de ultrassonografia obstétrica ou morfológica sempre com o objetivo de avaliar o desenvolvimento gestacional, crescimento do feto, melhorando a segurança da gestante.
Serviço – Pré-natal de Alto Risco (PNAR) – apenas com encaminhamento da UBS
Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde. Avenida Antônio Piranga, 700 – Centro.
Nenhum comentário on "Gestantes contam com grupo multiprofissional no pré-natal de alto risco"