Novos integrantes da corporação passarão por treinamento ao longo de quatro meses na unidade mantida pela entidade regional
Texto: Rodolfo Albiero – Crédito-foto: Divulgação/CIGABC
Da Redação – O Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU), mantido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, iniciou nesta segunda-feira (17/2) o curso de ingresso de 72 novos guardas civis municipais (GCMs) contratados pela Prefeitura de São Bernardo do Campo. Também integram a turma seis novos GCMs de Rio Grande da Serra.
A aula inaugural do curso ocorreu no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo. Os novos guardas civis passarão por treinamento ao longo de quatro meses, totalizando mais de 600 horas de aula. A grade curricular é composta por 37 disciplinas teóricas e práticas, incluindo Administração Pública, Sistema Brasileiro de Segurança Pública, Direito Penal, Direitos Humanos, Segurança Escolar, Mediação de Conflitos, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Armamento. Os novos integrantes da corporação também terão aulas de Tiro Defensivo na Preservação da Vida, também conhecido como Método Giraldi, e de direção de viaturas.
Durante a cerimônia, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, destacou a importância de a formação contar com o Método Giraldi, doutrina que prepara o policial para defender a vida. A metodologia tem sido utilizada em todos os cursos de ingresso na GCM realizados pelo Centro de Formação do Consórcio ABC.
O curso de ingresso foi estruturado com o objetivo de capacitar os guardas civis conforme a Política Nacional de Segurança Pública, afirmou o diretor Administrativo e Financeiro do Consórcio ABC, Carlos Eduardo Alves da Silva, o Cadu. “O Centro de Formação tem desenvolvido um papel fundamental na execução de políticas públicas regionais. A unidade qualifica os GCMs para que possam atuar de forma a atender a sociedade, protegendo a própria a vida e sua liberdade”, disse o diretor da entidade regional.
Por meio do Centro de Formação, o treinamento dos guardas civis de todas as cidades do ABC é realizado seguindo um mesmo modelo, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Segurança Pública da entidade regional.
Inaugurada em 2015, a unidade é pioneira do gênero em caráter regional no país e tem como objetivo integrar as ações das Guardas Civis Municipais. Além dos cursos de ingresso na corporação, o CRFSU realiza cursos de formação continuada, ascensão na carreira e especialização. O objetivo da iniciativa é proporcionar uma formação de caráter integral e humanizado não apenas para os GCMs, mas também para profissionais de áreas como defesa civil e trânsito.
Nenhum comentário on "GCMs de São Bernardo iniciam curso no Centro de Formação do CIGABC"