GCM de Diadema comemora 22 anos e ganha lei de valorização

95 0

Texto: Marcos Luiz (PMD)

Da Redação – Há exatos 22 anos, no dia 12 de novembro de 1.999 nasceu a Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema. Para festejar a data e reafirmar seu compromisso com a segurança pública, o prefeito José de Filippi Júnior esteve na sede da corporação, no período da manhã, e assinou a Lei Complementar Municipal nº 504. A lei, sancionada pelo Chefe do Executivo, implanta o plano de carreira que era reivindicado pela GCM há mais de 11 anos.

Essa nova legislação, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal, garante à GCM de Diadema, a progressão automática de carreira para a base, formada por guardas civis da 3ª, 2ª e 1ª Classes e, também determina concurso interno para os cargos de comando: “Classe Distinta”, “Subinspetor” e “Inspetor”. Por fim, cria a carreira estatutária de Guarda Civil Municipal.

Além de parte do efetivo e o comando da GCM de Diadema, o evento reuniu autoridades municipais como secretários, secretários adjuntos, vereadores e outros servidores da Prefeitura. Antes de tratar do cenário e desafios atuais no campo da segurança pública, o prefeito Filippi relembrou que à época da criação da GCM, o município era, infelizmente, campeão no número de homicídios. Mas destacou que a GCM contribuiu muito para mudar aquele triste recorde.

“Hoje é um dia feliz e de festa porque estamos buscando fazer a diferença, resgatando a dignidade da nossa GCM e reafirmando que nossa meta é cuidar e investir em quem cuida de gente. Precisamos valorizá-la para dar mais segurança aos espaços públicos. Com alegria, aproveito para anunciar que estamos começando a retomar a vigilância e videomonitoramento eletrônico da cidade”, comemorou o prefeito. “As primeiras seis câmeras já serão inauguradas na rua Alfenas, no Jardim Campanário, neste final de semana”, anunciou o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior.

De acordo com a secretário municipal de Segurança Cidadã, Benedito Mariano, são poucas as Guardas Civis do país que têm a progressão automática de carreira, agora implantada no município. Ele também destacou o empenho e dedicação da GCM de Diadema no policiamento preventivo, investindo em inteligência e atuando sempre em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil, em prol da segurança pública municipal.

“Parabenizo toda a corporação que ao longo desse ano marcado pela pandemia, também se dedicou às ações da Patrulha Maria da Penha, da Ronda Cidadã e das quase 500 operações preventivas contra os pancadões. Vida longa, à GCM de Diadema”, afirmou o secretário Benedito Mariano.

De acordo com o vereador Josa Queirós, presidente da Câmara Municipal, ninguém trabalha bem se não há boas condições, respeito e valorização profissional. “Por isso, todos os vereadores estão unidos de modo republicano e maduro, quando o assunto é melhorar a segurança pública e a valorização da GCM”, disse.

O comandante da GCM de Diadema, Antônio Fonseca, agradeceu o apoio do prefeito e dos vereadores e disse que a tropa continua firme e forte na sua luta diária de crescer e melhorar o serviço prestado à população.

Mulheres na GCM

Na solenidade, coube à GCM 1ª Classe Simone, que é uma das coordenadoras da Patrulha GCM Maria da Penha, representar as demais mulheres da corporação. Com mais de 20 anos de guarda civil, ela relembrou a precariedade das primeiras instalações da GCM, ainda no Paço Municipal, logo após a criação.

“Lembro-me que foi o então prefeito Filippi que buscou oferecer novas e melhores condições para abrigar as primeiras equipes da GCM. Por isso, aproveito para agradecer pelo apoio e valorização, tanto no passado quanto no presente momento”, discursou a GCM Simone.

Atualmente, a GCM de Diadema conta com um efetivo de 290 GCMs. No próximo ano, a Prefeitura vai contratar mais 50 homens e 50 mulheres.

Com esse aumento do efetivo, a GCM de Diadema vai, finalmente, ultrapassar o patamar de 30% de mulheres, conforme preconiza o Estatuto Nacional das Guardas Civis.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "GCM de Diadema comemora 22 anos e ganha lei de valorização"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *