Galeria de Arte Digital do Sesi SP sedia mostra de realidade virtual e experiência sensorial

756 0

Da Redação – Começou nesta sexta-feira (29) a mostra digital interativa Vestígios Paulistanos – Poética da Metrópole Distraída na Galeria de Arte Digital SESI-SP, na fachada do prédido da Fiesp e do SESI-SP. As quatro obras inéditas, sendo uma internacional, propõem um novo olhar sobre detalhes da cidade, com a ajuda de tecnoligias de realidade virtual, interativa, sensorial e imersiva. O público pode conferir tudo de graça até dia 15 de novembro, das 20h às 22h (interação) e das 22h às 6h (obras em vídeo).

O grande destaque é o trabalho do coletivo de arte britânico Marshmallow Laser Feast (MLF), Dividing Lines. Para fazê-lo, o grupo saiu procurando pontos da cidade que representassem linhas divisórias, com a ajuda de 13 artistas locais que participaram de um workshop na sede do SESI-SP em março deste ano. As imagens foram captadas por um instrumento chamado Lidar Scanner, que mapeia ambientes 360° e os processa em 3D. É o resultado desse trabalho de busca e, posteriormente, de criação em cima dessas imagens, que o público vai poder experimentar na Alameda das Flores, com a ajuda do oculus rift, para sentir como se estivessem dentro desses espaços.

Para esta obra também serão disponibilizados dois Google Cardboards  (outro tipo de óculos de realidade virtual: http://migre.me/v1pqH) para que os visitantes vejam fotos em 360° tiradas pelos artistas durante processo de criação.

Dividing Lines – Outro destaque é a Fragmentos (Lucas Lespier e Marcelo Nogueira), em que o público será convidado a colaborar enviando vídeos de 5 a 15 segundos com imagens da Avenida Paulista para o site do projeto (www.fragmentosvp.com.br). Os artistas farão uma seleção semanal de alguns vídeos para serem processados por um programa de computador. O resultado dessa arte generativa será projetada na Galeria, dando nova dimensão aos pequenos padrões do cenário urbano.

Fragmentos – Já o projeto Zonas de Indiscernibilidade (Alessandra Bochio, Felipe Merker Castellani e Fernando Falci de Souza) é uma instalação interativa composta por quatro painéis sensíveis aos movimentos e vibrações da cidade e das pessoas que por ali passarem. Essas imagens e sons serão processados e reproduzidos em tempo real na Galeria. Para produzir a obra, os artistas se tomaram como uma das referências o trabalho Penetráveis, de Hélio Oiticica.

Zonas de Indiscernibilidade – O terceiro projeto brasileiro, Contemplação do Invisível (Clássicos de Calçada),  se materializa na forma de um banco, instalado na plataforma da mostra, localizada na Alameda das Flores. O trabalho audiovisual reativo  e sensorial irá captar a energia eletromagnética gerada pelos telefones celulares, redes wi-fi e antenas dos edifícios nos arredores da Avenida Paulista e direcioná-la para o banco. O público que quiser experimentar, porderá se sentar e sentir essa presença eletromagnética no corpo. Além disso, serão geradas imagens a partir dessa energia, que serão transmitidas na fachada do edifício. A ideia é trazer para o campo sensorial, algo que está o tempo todo em ação, mas é imperceptível aos olhares humanos.

Serviço – Vestígios Paulistanos – Poética da Metrópole Distraída, na Galeria de Arte Digital SESI-SP (Av. Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô), de 30 de setembro a 15 de novembro de 2016. Interação com as obras (Alameda das Flores): diariamente, das 20h às 22h
Obras em vídeo: das 22h às 6h Gratuito. Mais informações http://www.sesisp.org.br/galeriadigital

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Galeria de Arte Digital do Sesi SP sedia mostra de realidade virtual e experiência sensorial"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *