Gaeco apreende documentos na Prefeitura de Mauá para investigar organização criminosa

1029 0

Quanto mais enfrentamos momentos difíceis, mais crescemos e aprendemos

Elizabeth Kubler-Ross.

Gaeco apreende documentos na Prefeitura de Mauá para investigar organização criminosa

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Núcleo ABC, apreendeu nesta quarta-feira (3) documentos referentes à investigação sobre a possível atuação de uma organização criminosa na Prefeitura de Mauá. Viaturas do Gaeco estiveram na sede da Prefeitura e na Secretaria de Mobilidade Urbana, onde realizaram busca e apreensão de documentos, HDs e alguns equipamentos eletrônicos. “Há um procedimento de investigatório criminal no Gaeco, por possível ocorrência de crimes de peculato e falsificação de documento público, praticados por organização criminosa, em relação à execução de um contrato mantido pela prefeitura”, afirma nota do Ministério Público do Estado de São Paulo. Segundo o MP, a execução do contrato está sob responsabilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana. Participaram da operação os promotores de Justiça do Gaeco, Núcleos ABC e Capital, de Mauá e do Centro de Apoio às Execuções, com o apoio de policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil. Mauá vive dias turbulentos por causa das suspeitas de irregularidades na gestão municipal. Na terça-feira (2), a Guarda Civil Municipal reprimiu com violência um protesto que exigia a instalação de uma CPI para investigar fraudes na merenda escolar. Após ocuparem o plenário da Câmara dos Vereadores, alguns estudantes foram agredidos violentamente. O presidente da Upes (União Paulista dos Estudantes Secundaristas), Emerson Santos, o Catatau, precisou ser levado ao hospital, sangrando. A Prefeitura de Mauá, administrada por Donisete Braga (PT), é acusada de pagar valores muito acima dos praticados pelo mercado para o fornecimento de carnes destinadas à merenda escolar. A que mais chama atenção é a aquisição da almôndega bovina, que custou R$ 20 o quilo, mais que o dobro do valor praticado pela mesma empresa em outras cidades. O Ministério Público já aceitou denúncia do PSB para que o caso seja apurado. Durante todo o dia, o prédio do Executivo ficou fechado e ninguém podia entrar nem para resolver problemas ou efetuar pagamentos de qualquer espécie.

Frase:

A gravidade dos fatos constatados não deixa dúvidas quanto à existência não de meras formalidades contábeis, mas de um autêntico ‘atentado à Constituição’

Antonio Anastasia, senador (PSDB/MG) e relator do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), ao apresentar nesta terça-feira (2) o relatório na Comissão Especial do Senado e ao defender a continuidade do processo

Frase:

O que está em jogo aqui não é uma questão meramente eleitoral. Mas é a defesa da Constituição, da soberania popular, das instituições e da própria ordem democrática, que estão ameaçadas por esse golpe articulado em torno de interesses pessoais e partidários, em absoluto desapreço pelo Brasil e pelo Estado de direito

Humberto Costa, senador (PE) e líder do PT no Senado, ao usar a tribuna para falar sobre os riscos do que ele considera um golpe que está em curso no Brasil

Curso sobre gênero e masculinidades debate diversidade sexual

A diversidade sexual foi o tema debatido nesta quarta-feira (3) durante o 2º Curso “Gênero e Masculinidades”, promovido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Durante o 14º encontro da formação, o palestrante convidado, Julian Rodrigues, assessor na Prefeitura de São Paulo, trabalhou a identificação das divisões de gênero fora do binarismo: homem e mulher. O grupo participante é formado por homens moradores do ABC e trabalhadores do sexo masculino que atuam no serviço público municipal das sete cidades. “As novas nomenclaturas de gênero são criações para a aceitação daqueles que não se viam nas definições baseadas na heteronormatividade. Hoje o debate é contra o binarismo de gênero”, explicou Rodrigues, ativista do movimento LGBT e de direitos humanos. A aula tratou ainda de orientação sexual, machismo e homofobia. “Historicamente, associamos o gênero à orientação sexual. A identidade de gênero é um estado de elaboração psicossocial. A orientação sexual muda de acordo com os desejos e práticas do indivíduo ao estabelecer relação com a própria identidade”, explicou Rodrigues. A formação é realizada em 20 aulas semanais, até 21 de setembro, organizadas pelo Grupo de Trabalho (GT) Gênero e pelo Grupo Temático Gênero e Masculinidades, com o objetivo de sensibilizar e formar homens sobre relações de gênero, feminismos e masculinidades. O próximo encontro está agendado para a próxima quarta-feira (10).


CHUMBO GROSSO

 

FURO? SÓ SE FOR DE VERGONHA…

  • O jornalismo regional, ou melhor, determinados jornalistas vivem se superando. E assim, quando você pensa que já viu de tudo, eis que a vida te surpreende e mostra outras situações que seriam trágicas, não fossem cômicas, e que nos deixa a certeza que nada é tão ruim que não possa ser piorado. Um conhecido vendedor de espaços na mídia regional dias desses publicou release da desistência de concorrer à prefeitura da sua cidade, distribuído por um candidato que se dizia o melhor e que era a solução para todos os problemas. Disse que o desistente tinha informado ao seu jornal, como se fosse informação privilegiada. Esqueceu de dizer que se tratava de um release, e que foi parar em todas as redações. Mas o ‘rei dos furos’ esqueceu ainda de perguntar quais os motivos teriam levado o desistente a dizer que era o melhor para a cidade, e depois, inexplicavelmente, manifestar apoio a uma candidatura a qual sempre criticou nos eventos políticos. Com furo ou sem furo, nessa, muitas perguntas deixaram de ser feitas. Isso porque foi a notícia era exclusividade do profissional e do seu jornal. Lembra o faz-me-rir…

PESQUISA VELHA É QUE FAZ ELEIÇÃO BOA…

  • Mas outro arremedo de profissional deste Grande ABC, que vive de migalhas distribuídas pela classe política, de qualquer partido, crença, sexo e ideologia, foi mais longe. Ao publicar uma suposta pesquisa de intenção de votos, agora na metade de 2016, a lacraia jornalista publicou uma pesquisa de 2015. Isso pode Arnaldo…??? Será que ele acredita mesmo que no vai-vém da política regional aqueles números poderiam representar o panorama eleitoral atual? Isso é, no mínimo, passar um atestado de idiotice para os seus leitores. Se é que ele ainda os tem…

COLETIVA EM RIBEIRÃO

  • Todo mundo já sabe, mas o prefeito Saulo Benevides, da Estância Turística de Ribeirão Pires, convocou para esta quinta-feira (4), às 10h, no seu gabinete, uma coletiva de imprensa para explicar os motivos de sua desistência de disputar a reeleição em outubro próximo. Saulo, que aparece com enorme rejeição, deve apoiar o nome do ex-vice-prefeito Dedé da Folha numa tentativa de reverter a vantagem que Adler Kiko Teixeira aparece nas pesquisas de intenção de votos.

DESOCUPAÇÃO PACÍFICA

  • A Prefeitura de Santo André informa que foi realizada na tarde desta quarta-feira, 03, audiência na 2ª Vara da Fazenda Pública de Santo André, sobre a reintegração de posse do terreno público do Jardim Alvorada. Na ocasião, a Prefeitura e o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) homologaram acordo no qual o MTST se compromete a desocupar a área voluntariamente, sem necessidade da ação policial, até o próximo dia 10 de agosto. A Prefeitura dará apoio técnico ao Movimento para viabilização de empreendimentos habitacionais na modalidade Minha Casa Minha Vida – Entidades. A audiência foi conduzida pelo juiz Marcelo Franzin.

PICARELLI E AIDAN

  • O ex-presidente da OAB andreense, Fábio Picarelli, bem que tentou se mostrar à população andreense como a melhor opção para a cidade, mas acabou desistindo de ser ‘o novo’ para apoiar outro projeto. Apesar das especulações de que ele poderia apoiar o tucano Paulinho Serra, Picarelli vai mesmo apoiar o ex-prefeito Aidan Ravin. Quer dizer, o novo virou velho…???

DANOS MORAIS 1

  • O apresentador Paulo Henrique Amorim foi condenado a indenizar o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em R$ 40 mil, por publicar uma fotomontagem em que o magistrado aparece vestido como membro do exército nazista. De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, Amorim já havia sido notificado, mas publicou a charge novamente. Segundo a sentença, o apresentador da Record “procurou transmitir a ideia de que ele [Mendes] seria portador de alguma forma de demência”.

DANOS MORAIS 2

  • Paulo Henrique Amorim alegou que os posts são livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, prevista na Constituição. O juiz Leandro Borges de Figueiredo, da 8ª Vara Cível de Brasília, porém, concluiu que houve dano moral à figura do ministro Gilmar Mendes. A decisão ainda cabe recurso.

Alckmin se reúne com vice-premiê chinesa que vê “futuro brilhante” nas relações entre China e São Paulo

O governador Geraldo Alckmin recebeu na manhã desta quarta-feira, 3, a vice-premiê da China, Liu Yandong. O encontro aconteceu no Palácio dos Bandeirantes. Em cerca de uma hora de reunião, Yandong falou sobre o atual cenário econômico e social da China e a disponibilidade chinesa de expandir os investimentos e o comércio exterior. “A China é grande parceira comercial do Brasil e de São Paulo. O comércio entre nossos países é muito importante, a China é absolutamente prioritária para nós. É uma das maiores economias do mundo e tem investimentos importantes em São Paulo na área de máquinas, equipamentos, veículos, eletrônica, computação”, comentou Alckmin, destacando também a grande comunidade chinesa que mora em São Paulo, sendo a maior comunidade de estrangeiros do Brasil. Segundo Yandong, o Brasil oferece recursos interessantes aos planos de investimentos e crescimento chinês. Que os recursos naturais do Brasil, combinados com o investimento chinês, trarão futuro brilhante para as duas regiões. “Para alcançar nossas metas, a China precisa crescer 6,5% por ano e o desenvolvimento econômico é nosso principal objetivo. Ajustamos nosso modo de investimento para provocar a demanda doméstica”, afirmou. Além de investimentos, a vice-premiê falou sobre educação, desenvolvimento sustentável, ações para democracia, envelhecimento da população e emprego. “O emprego é nossa prioridade. Queremos garantir que, em cada família, pelo menos uma pessoa tenha emprego sempre”, disse. Um dos principais desafios da China é a Previdência Social. Atualmente, o governo estuda a mudança na idade da aposentadoria e cria um sistema de previdência. Na China, 220 milhões de pessoas têm mais de 60 anos, 15% de toda a população chinesa. Yandong convidou o governador para visitar a China e agradeceu ao “Estado de São Paulo por ter oferecido as condições ideais para que a delegação olímpica chinesa fizesse a aclimatação no Brasil”, disse. Dos 416 atletas da equipe da China, 411 ficaram em São Paulo. O governador agradeceu a visita e falou sobre a variedade de investimentos chineses no Estado. “Temos muito orgulho de termos a primeira empresa de automóveis da China no Brasil e agora a China participa também de licitação para fornecer nossos trens da Linha 13, que vai ligar São Paulo ao Aeroporto de Guarulhos”, disse o governador.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Gaeco apreende documentos na Prefeitura de Mauá para investigar organização criminosa"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *