Da Redação – A Fundação Florestan Fernandes realiza no dia 21/2, às 18h, a entrega de carteiras profissionais assinadas para 19 integrantes do Programa Jovem Aprendiz. Eles foram contratados por empresas de Diadema e região e pela primeira estão adentrando ao mundo de trabalho. Além de representantes das contratantes e da escola pública, participam da cerimônia familiares dos estudantes e convidados.
Por meio do Programa Jovem Aprendiz, somando os 19 estudantes que receberão suas carteiras na próxima quinta-feira e mais 43 que já estão empregados, a Fundação Florestan conseguiu inserir no mercado de trabalho 62 aprendizes de Diadema.
Esses jovens são alunos do curso “Preparação Para o Primeiro Emprego”, oferecido gratuitamente pela escola profissionalizante. O ano passado, a Fundação Florestan conseguiu chancela, junto ao Ministério do Trabalho, que lhe permitiu ser uma unidade certificadora do programa. Isso facilitou o contato com as empresas e consequentemente a inserção dos alunos em vagas de emprego.
Os jovens, com idades entre 14 a 24 anos, ingressam na Fundação Florestan por meio de processo seletivo, realizado em janeiro e julho de cada ano. Durante o curso, com duração de dois anos, eles aprendem sobre ações administrativas, leis, ética, comportamento e postura. O objetivo, além de preparar os adolescentes para o primeiro emprego, é promover o autoconhecimento, senso crítico e reflexivo.
Mesmo vinculado ao trabalho, os participantes do Jovem Aprendiz continuam a frequentar a sala de aula e suas ações são acompanhadas por psicólogos da Fundação Florestan. As empresas têm, assim, um canal direto para aperfeiçoar e preparar os jovens às suas necessidades profissionais, e eles trabalham motivados. O valor pago aos estudantes, por 4 ou 6 horas de jornada, é proporcional a um salário mínimo vigente.
Sobre o Programa Jovem Aprendiz – A Fundação Florestan Fernandes está devidamente registrada, junto ao Ministério do Trabalho, e apta a oferecer às empresas de Diadema e região a contratação de jovens aprendizes, atendendo a Lei Federal 10.097 e o Decreto Lei 5598/2005. As duas normas legais estabelecem que empresas de médio e de grande porte devem ter de 5% a 15% de aprendizes ou estagiários em seu quadro de trabalhadores.
Outros benefícios para os empresários são a isenção de contribuição previdenciária para optantes do Simples e também a isenção de multa rescisória. As empresas interessadas em se tornarem parceiras da Fundação Florestan Fernandes na contratação de jovens aprendizes devem entrar em contato pelo telefone 4053-2600 ou e-mail jovemaprendiz@florestan.org.br. Serviço – Fundação Florestan Fernandes – Alameda da Saudade, 186, Parque Sete de Setembro, Centro
Nenhum comentário on "Fundação Florestan Fernandes garante emprego para mais 19 jovens de Diadema"