Da Redação – A Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA) volta ao palco do Teatro Municipal Antônio Houaiss neste sábado (23) para mais um concerto da temporada 2017. O ‘Concerto Sináptico’ será às 20h e terá à frente da orquestra o maestro Abel Rocha. Idealizado pela pianista e pesquisadora Patrícia Vanzella, da Universidade Federal do ABC, o concerto oferecerá uma experiência diferente ao público.
A apresentação unirá ciência e arte, ao explorar o que ocorre no cérebro das solistas, musicistas e maestro, enquanto executam o concerto. A plateia poderá observar ao vivo e em tempo real a atividade cerebral de uma das pianistas e do maestro, por meio de ferramentas utilizadas pela neurociência.
Na programação do concerto estão ‘Carnaval dos Animais’, de Camille Saint-Saëns, tendo como solistas as pianistas Elza Gushiken e Patricia Vanzella e a Sinfonia n. 7 em lá maior, Op. 92, de Ludwig van Beethoven, vencedora do Vale a Pena Ouvir de Novo’, consulta feita junto ao público da orquestra para escolher uma canção do concerto. Os pares de ingressos numerados serão distribuídos a partir das 18h na bilheteria do teatro. Na sexta-feira, às 16h30, o público poderá conferir a execução de uma das obras do programa no Happy Hour Sinfônico, também no Teatro Municipal. Entrada franca.
Nesta quinta-feira (21), às 20h, o Teatro Municipal apresenta o espetáculo ‘Elementar’, resultado de dois anos de pesquisa com os educandos do projeto CRER. A peça mostra o esforço dos alunos para salvar o Colégio Elementar, que passa por série de dificuldades como o desinteresse dos alunos e da comunidade, depredações, entre outros. Indicação: livre. Ingressos R$ 20.
E no domingo, às 16h e às 19h, será a vez de ‘A Mala de Hana’, primeiro infantil a relembrar de forma singela e delicada a história das crianças que viveram o Holocausto. Baseado no livro homônimo da escritora canadense Karen Levine, o espetáculo conta a história da menina Hana Brady a partir das descobertas feitas por alunos que buscaram a história de quem seria a dona da mala que receberam para utilizar numa exposição. Indicação: 8 anos. Ingressos R$ 40 e 30 até 2 dias antes. O teatro oferece meia-entrada para estudantes, aposentados, maiores de 60 anos e funcionários públicos. O endereço é Praça IV Centenário, 01, Centro.
Parque Celso Daniel e Museu – Na quinta-feira, das 9h às 15h, o Parque Prefeito Celso Daniel recebe evento em comemoração ao Dia da Árvore, com série de atividades gratuitas de Educação Ambiental, Lazer e Cultura. O endereço é avenida Dom Pedro II, 940, Bairro Jardim. No mesmo dia, às 14h30, o Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa recebe o professor da Fundação Santo André Juarez Donizete Ambires para mais uma palestra do ciclo ‘O Negro na Literatura’, de autores consagrados da literatura abolicionista do século XIX. Neste mês o professor apresentará ‘O Caso Machado de Assis’. Grátis. O endereço do Museu é rua Senador Fláquer, 470, Centro.
Na Sala Especial do Museu o público pode conferir a exposição ‘Bonecas temáticas customizadas: gênero’, de Elenilda Duque e grafites de Tota de Jhesse. As visitas gratuitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30, e aos sábados, das 9h às 14h30.
Teatro no CEU Jardim Marek – Tem prosseguimento nesta sexta-feira (22), às 19h, a Mostra de Teatro do CEU das Artes Jardim Marek Professor Acylino Bellisomi. A atração da semana é ‘Todos os Títulos que Demos a Esta Peça Foram Imprestáveis, Inclusive Este’, novo espetáculo do Teatro Singular. A peça põe em xeque algumas convenções sociais que foram naturalizadas. Machismo, homofobia, dentre outros pré-conceitos que achamos normais e que precisam ser repensados. Indicação: 10 anos. O endereço é Rua Engenheiro Alfred Heitzmann Junior, s/n. Grátis.
Poesia e cinema – No sábado, às 14h, a Biblioteca da Vila Floresta realiza mais um encontro ‘Roda de Leituras e Cantorias’. No mês do início da Primavera, o tema serão as flores nas canções e poesias. O endereço da biblioteca é rua Parintins, 344. Também no sábado, às 19h, o documentário ‘Santo Forte’, de Eduardo Coutinho é a atração do Cineclube do Auditório Heleny Guariba. A produção mostra a intimidade dos católicos, umbandistas e evangélicos de uma favela carioca. (80’, 1999, indicação: 12 anos). A iniciativa é uma parceria da Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) e a Ancine (Agência Nacional do Cinema). O auditório fica na Praça IV Centenário, s/n, Centro. Grátis.
Lazer – A Ludoteca do Parque Prefeito Celso Daniel funcionará no sábado e domingo das 9h às 12h, e das 13h às 16h30. O parque está localizado na avenida Dom Pedro II, 940, no Bairro Jardim. Grátis.
No domingo (24), das 10h às 16h, o projeto ‘Domingo no Paço’ traz ao Paço Municipal o conceito de club-park, com muita música, dança, atividades recreativas, esportivas e de lazer, entre outros. Às 11h30, haverá a intervenção ‘Leitura&Lazer’: Realejo Poético, da Cia. Patética, que busca aproximar o espectador do universo da poesia através de série de autores. E às 14h30 o Grupo Caixa de Imagens apresenta ‘Nem Dia, Nem Noite’, que mostra o transbordar do mar que traz a possibilidade de sonhar e de sentir a dor, a beleza e a contradição da experiência de navegar pelos oceanos da vida. O endereço é Praça IV Centenário, s/n, Centro. Grátis. Neste dia, será realizada a Grand Plaza Run (corrida de 10 km e caminhada de 5 km), com isto, não haverá a ciclofaixa de lazer.
A agenda cultural da cidade é uma realização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 4433-0652. Ou no site: culturaz.santoandre.sp.gov.br
Nenhum comentário on "Sinfônica une ciência e música em Concerto Sináptico no Municipal"