Fundação CASA digitalizará 350 mil prontuários de atendidos

361 0

Trabalho inicia na sexta-feira (17); digitalização abrangerá documentos de adolescentes datados a partir de 1995 

Da Redação – A partir da próxima sexta-feira (17), a Fundação CASA começa a digitalizar 350 mil prontuários de adolescentes atendidos ao menos em medidas socioeducativas a partir do ano de 1995. Uma equipe de 24 servidores foi destacada apenas para essa proposta, que trará benefícios à Instituição e à sociedade. 

O projeto, executado pelo Núcleo de Acervo Institucional e Documental (NAID) da Instituição, permitirá fazer um acervo digital da documentação, com indexação em banco de dados, o que facilita tanto para egressos quanto pesquisadores acadêmicos a busca de informações e documentos.  

“Para a Fundação CASA, será retorno com economia de impressões, otimização dos espaços da sua estrutura e ganho de rapidez no trâmite administrativo da busca dessas documentações”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa. 

A previsão inicial é que a digitalização dure cerca de dois anos. A opção por prontuários datados a partir de 1995, neste momento, é por ser um período que já abrange a vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promulgado em 1990.  

Na época, a então Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor (Febem/SP) passou a executar apenas medidas socioeducativas, deixando de atender a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.  

O NAID, com estrutura localizada na cidade de São Paulo, preserva os prontuários de adolescentes e crianças atendidos a partir de 1990. O acervo total, entretanto, possui documentos datados de 1925 a 1989 que se encontram custodiados hoje no Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp). 

A Fundação CASA conta com sistema próprio para a indexação e armazenamento em banco de dados, desenvolvido pela Assessoria de Inteligência Organizacional (AIO) e com suporte da Divisão de Tecnologia da Informação (DIT). 

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Fundação CASA digitalizará 350 mil prontuários de atendidos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *