Da Redação – Em 2001, a frota de carros da população de São Caetano correspondia a um total de 82.974 veículos. Já em 2015, o número de automóveis dos moradores da cidade saltou para 139.063 (68%). Entretanto, graças ao trabalho sério e às enérgicas e inovadoras políticas de Segurança implantadas pelo prefeito Paulo Pinheiro, roubos e furtos de autos despencaram no município, especialmente no ano passado, comparando-se ao início da última década.
Em 2001, para se ter ideia, foram registradas 2.693 ocorrências desse gênero, enquanto que, em 2015, o número caiu para 939, equivalente a um recuo de 65%. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado. “Assumimos o protagonismo no combate ao crime em São Caetano, com a implantação, em 2014, do Programa Cidade Segura, que nos rende números como esses”, destaca o chefe do Executivo. “O trabalho é voltado para proteger a população, independentemente de onde saiam os recursos. No município, a Segurança é prioridade”, enfatiza Paulo Pinheiro.
O Programa Cidade Segura, do qual o prefeito se refere, engloba 16 itens, entre obras, aparelhamento e execução de programas estratégicos – a Prefeitura encarregou-se de investir pesado no setor, apesar dessa ser uma responsabilidade constitucional do Estado.
Alguns dos destaques do Cidade Segura, que já tem 14, dos 16 itens, em plena execução, são a Atividade Delegada e a Atividade Diferenciada, em que a Administração Municipal paga para que policiais militares e guardas civis municipais atuem em dias de folga; renovação e ampliação da frota da GCM; reforma de delegacias e bases da PM; e concessão de auxílio financeiro para a manutenção das corporações estaduais (Polícia Militar e Polícia Civil) na cidade.
“Também renovamos os uniformes dos GCMs e adquirimos mais 200 pistolas semiautomáticas à Guarda. Acrescentamos ainda, aos itens iniciais do Programa Cidade Segura, a construção de uma base fixa na entrada da cidade, na Avenida Guido Aliberti, para oferecer proteção e sensação de segurança às pessoas que trafegam na Avenida Almirante Delamare, apesar dessa via pertencer ao município de São Paulo”, explica o secretário de Segurança da Prefeitura, Marco Antonio Barreiras.
Nenhum comentário on "Frota de carros aumenta, mas número de roubos e furtos tem queda significativa"