Da Redação – Freudenberg, um grupo global diversificado de tecnologia, continua com seu desenvolvimento de negócios positivo apesar das condições desafiadoras em todo o mundo, as vendas aumentaram em 7,6%, para € 7,57 bilhões com base no método de consolidação pro rata das joint ventures. Ajustados aos efeitos cambiais, as vendas cresceram cerca de 1.6%. “Nós completamos mais um ano com crescimento rentável e sustentável. Além disso, desenvolvemos a empresa para estar pronta para o futuro através de muitos projetos de longo prazo”, disse o Dr. Mohsen Sohi, CEO do Grupo Freudenberg, na coletiva de imprensa anual, na quarta-feira, dia 13 de abril.
Durante os últimos cinco anos, as vendas da empresa cresceram de € 5,5 bilhões em 2010 para os € 7,57 bilhões em 2015 através de crescimento orgânico e de sua estratégia de “buy and build”. No Brasil, as vendas cresceram 1,3% de R$ 659 milhões em 2014 para R$ 668 milhões em 2015. “Nosso resultado foi diretamente afetado pela crise econômica no Brasil, principalmente no setor automotivo. Mesmo assim, devido aos nossos esforços pela diversificação de mercados e reestruturações organizacionais, conseguimos encerrar o ano com crescimento”, disse Juan Carlos Borchardt, Representante Regional da Freudenberg na América do Sul.
O investimento da Freudenberg na América do Sul em 2015 totalizou €11,6 milhões ou R$ 50 milhões, destes R$ 41,8 milhões no Brasil. Esses investimentos foram feitos para melhorar e expandir as fábricas existentes, bem como as instalações de pesquisa e desenvolvimento em quase todas as unidades de negócios. “Mesmo com a recessão econômica no Brasil, as estratégias do Grupo Freudenberg são de longo prazo. Um exemplo importante é o novo site conjunto das empresas da Freudenberg: Chem-Trend e SurTec, em Valinhos, que será inaugurado oficialmente no final deste mês”, ressalta Borchardt.
Inovação – A Freudenberg investiu mais do que nunca em inovação durante o ano passado; o Grupo Freudenberg conduziu atividades de pesquisa e desenvolvimento no valor de € 315,3 milhões (ano anterior: € 270,3 milhões). Isto corresponde a 4,2% (ano anterior: 3,8%) destinados a pesquisa e desenvolvimento. O objetivo de todas as atividades é aumentar ainda mais a participação de novos produtos nas vendas. A participação dos produtos com menos de quatro anos de idade chegou a 26,0% (ano anterior: 28,2 %). Um total de 2.772 colaboradores trabalhou em P&D em 2015 (2.582 em 2014).
O Brasil segue a mesma estratégia, no novo site em Valinhos as instalações de P&D desenvolvem produtos adaptados ao mercado brasileiro. “As ações de inovação de cada empresa incorporam o principal ponto forte da Freudenberg – competência em materiais, que é constantemente expandido”, disse Sohi. “Nossos esforços corporativos são focados nas principais tecnologias transversais relevantes para vários segmentos. Eles reforçam a nossa força inovadora.”
Juntos pela sociedade – A Freudenberg tem como objetivo fazer a diferença para as comunidades e vizinhos de todas as unidades em todo o mundo. É por isso que uma equipe da alta gestão, composta por representantes de todas as regiões globais lançou a iniciativa “e²” (educação e meio ambiente), em meados de 2015. O objetivo é dar às pessoas melhor acesso à educação e ao mercado de trabalho, e incentivar a proteção ambiental. Em Barueri, São Paulo, Brasil, a Freudenberg apoia o CEPAC (Associação para a Proteção de Crianças e Adolescentes), uma organização sem fins lucrativos que promove o crescimento pessoal, social e cultural de crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos, através da formação educacional e profissional, bem como a valorização de princípios éticos. A Freudenberg está patrocinando o Programa Profissionalizante com € 93 mil por três anos. Jovens recebem aulas complementares, por exemplo, de logística, TI ou administrativa, que visam prepará-los para o futuro, aumentando suas chances de encontrar um bom emprego. A ajuda de Freudenberg permitirá que por ano, 130 adolescentes participem do programa.
Perspectivas para 2016 – Com base em sua análise recente, apesar de todos os desafios a serem enfrentados, o Grupo Freudenberg espera um crescimento nas vendas entre 1 e 3%, e um lucro operacional ligeiramente acima dos números do ano anterior. Quase todas as Unidades de Negócios deverão contribuir para esse desempenho. Com base nesta previsão, a Freudenberg espera um desenvolvimento estável no seu retorno sobre as vendas.
Nenhum comentário on "Freudenberg continua crescendo com rentabilidade"