Da Redação – Quem passa pelos corredores da Escola Estadual Sérgio Buarque de Holanda já se acostumou com o som das flautas. O instrumento é a aposta da unidade de Diadema para aproximar alunos da música e de outras expressões artísticas, previstas no currículo da Secretaria da Educação de São Paulo. Neste ano, os aprendizes da professora Maria José da Fonseca são 110 alunos matriculados nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.
“Quero que as crianças, além de aprender a tocar flauta, compreendam a inicialização musical, que se dá através da identificação das notas musicais, o ritmo e as propriedades dos sons, que são os elementos básicos da música. Meu objetivo é um aprendizado prático e agradável”, conta Maria José.
Também em Diadema, na Escola Estadual Orígenes Lessa, é o violino o instrumento escolhido para a prática. Todo os sábados, mais de 40 jovens entre 11 e 13 anos ‘invadem’ a quadra de esportes para os ensaios. O maestro é o professor Luciano Pereira da Costa. Para o próximo ano, a ideia é ensinar os acordes do violoncelo.
No Alto Tietê, o violino também tem adeptos. Em parceria com a Fundação Bachiana, do maestro João Carlos Martins, duas vezes por semana estudantes do 6º ano do Fundamental à 3ª série do Ensino Médio da E.E. Jussara Feitosa Domschke têm aulas com monitores da Fundação. No encerramento do ano letivo, uma apresentação é montada no Teatro Municipal de Suzano.
Hip hop, samba e funk estão no currículo de SP – Não é só a música clássica que tem espaço nas escolas estaduais. Os currículos de Artes e de Educação Física valorizam outros gêneros. Hip hop, samba e funk estão entre as opções de temas para atividades. No Caderno do Aluno textos e indicações de filmes ajudam a ampliar o estudo em sala de aula das diferentes linguagens artísticas.
Nenhum comentário on "Flauta e violino ampliam acesso à cultura musical em escolas estaduais de SP"