Da Redação – Estudos já apontam que a baixa tradição de intercâmbio entre os países da América do Sul e o limitado grau de complementaridade produtiva podem afetar a competitividade das indústrias regionais e que nações que optam pela fragmentação de sua cadeia de manufaturados conseguem, muitas vezes, reduzir seus custos ao encontrar em outras regiões matérias-primas mais baratas.
Mas estaria o Brasil aproveitando ao máximo seu potencial de integração regional para estimular a produção da indústria nacional e encontrar alternativas para a atual crise? Para discutir o tema, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) realiza na próxima quarta-feira (18/11) às 8h30, o Seminário Integração Produtiva na América do Sul.
Participam do evento especialistas de comércio exterior e representantes dos setores privado e público. Na ocasião, Renato Baumann, técnico de planejamento e pesquisa da diretoria de Estudos Setoriais e Inovação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apresentará o estudo inédito “Potencial de integração produtiva na América do Sul: Análise da matriz de insumo-produto regional”.
Serviço – Seminário Integração Produtiva na América do Sul, nesta quarta-feira (18), das 8h às 12h, na Avenida Paulista, 1313
Nenhum comentário on "Fiesp discute potencial de integração produtiva na América do Sul"