Férias: tempo de abandonar animais

932 0

cancer* Antília Reis –Todo ano é a mesma coisa, a mesma cena. As férias chegam e os protetores de animais já ficam em alerta. Os casos de abandono de animais aumentam 70% e isso acontece porque muita gente ainda enxerga o bicho como um objeto.

Cães são dados “de presente” para os filhos, no Natal e no aniversário. Em 2011, vimos pintinhos virando lembrancinha de fim de ano de uma agência de publicidade para seus clientes. Quem não se lembra dos ferrets, ou furões, febre há alguns anos aqui no Brasil? Alguém sabe o que houve com eles?

O mesmo acomete as raças da moda. No caso dos cachorros, nunca tivemos tantos Dálmatas como animais de estimação como na época do filme “Os 101 Dálmatas”. Os West Highland White Terriers também foram muito presenteados no ano em que a raça virou mascote de um novo portal de internet. Atualmente, parece que estamos vivendo anos de desejo por Golden Retrievers e Pugs.

A família vai, o animal fica – Enquanto “coisificarmos” os bichos desta forma, vendo raça e não enxergando a necessidade real de cada animal, a nossa realidade vai ser cada vez mais dramática. Principalmente na hora da viagem de férias: a família vai, o animal fica.

Mas não precisa ser assim. Existem opções de lugares ótimos onde a família pode deixar seu cão ou gato, como hoteizinhos especializados, onde o bicho vai ter todo o cuidado de que necessita enquanto espera seu tutor voltar de férias.

Outra alternativa é deixar o animal com alguma pessoa de confiança, que esteja acostumada a cuidar de bichos e que more em uma casa segura para eles, sem acesso fácil à rua, por exemplo.

Caso presencie alguém abandonando um animalzinho, acolha a vítima do abandono, anote a placa do veículo, faça fotos e registre um BO na delegacia.

13533078_1040027489367098_504849327348639490_n

* Antília Reis é advogada, diretora na empresa Antília Da Monteira Reis Advocacia e presidente da Comissão de Proteção da Defesa Animal na Subseção de São Bernardo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SBC)

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Férias: tempo de abandonar animais"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *