Faça-os ficar! Use o humor para engajar equipes no Ensino a Distância

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* Marilia Saveri E se…usarmos o humor para termos mais eficiência em nossas iniciativas de treinamentos online?

Você provavelmente já apostou no engajamento de equipes por meio de ensino a distância, consciente de que este é um desafio louvável para garantir formação e atualização contínua na empresa, desenvolver pessoas, melhorar performance de vendas e os resultados. Agora, o que talvez você ainda não tenha tentado é utilizar técnicas publicitárias para fazer uma boa divulgação do seu programa de treinamento, fazer sua mensagem grudar, impactar, envolver e impactar!

É hora de um upgrade nas estratégias de engajamento nas soluções de Ensino a Distância. E esse assunto é tão necessário que a sala da palestrante Danielle Wallace (Beyond the Sky) esteve lotada durante toda sua apresentação aqui na ATD (congresso global sobre T&D), em Orlando (EUA). Para profissional de marketing que agora atua com estratégias de aprendizagem digital, como eu, ela traz dicas dignas de anotação.

Vamos pensar em um comercial televisivo: por que algumas mensagens “grudam” em nossa mente? E se elas conseguem nossa atenção, se despertam curiosidade, e se tornam memoráveis, então a mensagem é efetiva. E o que aprendemos a partir disso? Não importa qual o seu orçamento, o seu budget para realizar o treinamento (ou a divulgação dele), você sempre pode usar mais imagens de alto impacto, imagens que contam uma história (para substituir o excesso de palavras) e transmitir uma mensagem intencional.

 E o que é o copywriting no marketing? É o texto conciso, por vezes sedutor, de qualquer modo atrativo. Vale a regra do “menos é mais”, e Wallace ensina com um exemplo: “Imagine-se escrevendo uma placa de sinalização de trânsito ou painel de propaganda na estrada. Chega um ponto no desenvolvimento da aprendizagem em que um acréscimo de informações vem em detrimento da assimilação do conteúdo”, ensina.

 E como usar as emoções no curso online? O humor deve estar amarrado aos objetivos de comunicação. “Deve ser um prêmio e sustentar a atenção do aprendiz. Deve estar linkado à mensagem principal, em um ponto-chave. Ajuda a pensar no conceito de uma maneira nova e diferente”, destacou, fazendo referência também à importância da trilha sonora, como em uma campanha publicitária.

A palestra foi encantadora e divertida, abrindo caminhos, gerando insights, mostrando possibilidades infinitas ainda a serem testadas em programas de aprendizagem digital para que possamos, de fato, criar uma cultura do EAD na empresa – o que é um processo, um trajeto a ser percorrido, com esforço e paciência – porque há ganhos, há recompensas.

Os exemplos me fizeram lembrar de alguns clientes com os quais contribuo na produção de conteúdos customizados para e-learning, em iniciativas que vão desde o uso de “memes”, para lembrar os participantes de forma divertida que há novos treinamentos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem, até videoaulas produzidas em formato de teatro, de monólogo, com personagem fantasiado e fazendo uso do humor para explicar um conceito importante, uma mensagem que a empresa quer reforçar entre empreendedores e colaboradores.

A dinâmica é leve, é divertida, é agradável – como o ensino – e a nossa vida – devem ser.

Marília Saveri é sócia da Praxis Business – Especialista em estruturação de Universidades Corporativas

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