Da Redação – A exposição fotográfica “Visões da vila ferroviária”, do fotojornalista Edu Guimarães, reserva aos visitantes da 18ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba um compilado fotográfico que vai além dos belos e históricos imóveis e da exuberante Mata Atlântica na qual a vila está inserida.
A proposta da exposição, que pode ser conferida nos dias 21 e 22 de julho, é provocar o olhar dos visitantes ao que acontece no dia a dia do local, mostrando que passado e presente se misturam ao cenário que surgiu a partir do acampamento de trabalhadores que instalaram a primeira estrada de ferro do Estado de São Paulo.
Pequenos recortes do cotidiano estão representados na série de imagens que compõem a exposição, como no colorido de roupas no varal, na delicadeza de uma cortina que parece brincar com o vento ou ainda em alguns de seus moradores que foram retratados para o projeto.
Além de situações do dia a dia, que muitas vezes passam despercebidas pelos turistas, “Visões da vila ferroviária” traz detalhes que mostram a interação dos moradores com seu próprio ambiente. Essa interação é mais ou menos efêmera de acordo com sua utilidade ou motivação, como uma campainha estilizada ou um rabisco no muro.
“As imagens também trazem a proposta de conduzir aqueles que as observam para além de pontos turísticos específicos e bastante conhecidos, como a torre do relógio”, comenta o fotógrafo. “O intuito é levar o visitante a prestar atenção nos pequenos tesouros escondidos entre as madeiras avermelhadas dos imóveis e a densa neblina que cobre a vila ao fim do dia. Lembra-los que Paranapiacaba é mais do que construções centenárias, ferrugem e graxa. Ali existe vida que pulsa e movimenta”.
Serviço – “Visões da vila ferroviária”, de Edu Guimarães, na 18ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba (Av. Dr. Campos Salles, 456, próximo ao Antigo Mercado), nos dias 21 e 22 de julho, com entrada gratuita
Sobre o fotógrafo – Edu Guimarães é formado em jornalismo e há uma década atua como fotojornalista. Além de trabalhar na imprensa regional do ABCD, desde o início da carreira registra imagens de Paranapiacaba, buscando sempre encontrar algo de novo na paisagem que parece congelada no tempo.
Nenhum comentário on "Exposição retrata detalhes da vila inglesa de Santo André"