Exposição Holocausto promove debate sobre discriminação, preconceito e diversidade

642 0

O homem que sofre antes de ser necessário, sofre mais que o necessário…

Sêneca.

Exposição Holocausto promove debate sobre discriminação, preconceito e diversidade

A exposição itinerante “Jamais Esquecidos: Holocausto”, que reproduz o ambiente dos campos de concentração e extermínio da Europa durante o regime nazista, que matou cerca de 6 milhões de judeus, chega ao Teatro Engenheiro Salvador Arena, mantido pela Fundação Salvador Arena em São Bernardo. A mostra, realizada para ensinar a história do Holocausto a adolescentes e para promover discussões sobre preconceito e diversidade, terá como visitantes estudantes atendidos gratuitamente pelo Centro Educacional da Fundação Salvador Arena e cerca de 800 alunos de escolas públicas da região do Grande ABC. A exposição fica em cartaz até o dia 17 de agosto. Para discutir o tema da exposição com os estudantes, a Fundação Salvador Arena receberá três sobreviventes do Holocausto: o belga André Reisler e as escritoras Nanette Konig, da Holanda, e Rita Braun, da Polônia. A mostra também conta com dezenas de fotografias, vídeos, músicas, textos e objetos que recontam os horrores do extermínio de judeus, ciganos, opositores políticos e homossexuais. Esta é a segunda temporada da exposição que já recebeu mais de 9 mil espectadores na região do Grande ABC. “”, explica o curador . “O grande diferencial da Fundação Salvador Arena na área de educação é a formação humanista. A nossa missão é promover a transformação social por meio da educação. Com a exposição, os alunos viajam a um tempo onde a discriminação causou muita dor e morte. De volta aos dias atuais, de tanta intolerância, os alunos são levados a refletir sobre a importância de uma convivência pacífica e sem preconceitos para o bem-estar da humanidade”, ressalta Cristina Favaron Tugas, diretora pedagógica na instituição. A exposição também pode ser vista virtualmente: www.specialbooks.com.br/exposicaoholocausto

Frase:

Os conflitos étnicos representam o fio condutor desta exposição e mostram o que o ódio e a intolerância podem nos deixar como herança. Por meio da arte, conseguimos levar esse tipo de debate para as instituições de ensino, promover a luta contra qualquer forma de discriminação e deixar uma mensagem de paz

Luiz Rampazzo, curador da exposição ‘Jamais esquecidos: holocausto’, no Teatro Engenheiro Salvador Arena, ao comentar a expectiva de reflexão e atitudes para combater qualquer tipo de discriminação

Frase:

Defendemos a terceirização, o trabalho intermitente, e que o acordado deve prevalecer sobre o legislado. Mas muitas vezes somos mal interpretados. Não estou olhando com olhar político. Estou olhando para as próximas gerações, e não para as próximas eleições

Marcos Pereira, ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, ontem, durante palestra na Associação Comercial de São Paulo, ao defender a ‘modernização’ da legislação trabalhista (leia mais em Economia)

Prefeito Luiz Marinho visita unidade da Assembleia de Deus no Taboão

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, participou neste domingo (7) de culto na Assembleia de Deus no Taboão. O chefe do Executivo municipal foi recebido pelo presidente da igreja, pastor Genício Severo dos Santos, e sua esposa, a pastora Marlene da Silva Santos. No encontro, o pastor Genício ressaltou a importância do trabalho desenvolvido por Luiz Marinho em São Bernardo, sobretudo por ter fortalecido o diálogo com o segmento evangélico. “Esse é o prefeito que mais deu atenção ao povo evangélico, sempre nos recebendo e promovendo reuniões, fortalecendo e apoiando o trabalho de nossa fé. Quero parabenizar a atenção dada ao povo de Deus”, afirmou. Marinho aproveitou a oportunidade para agradecer aos presentes pela recepção da Igreja. “Venho hoje deixar meu abraço a vocês, agradeço o apoio que eu tive ao longo destes oito anos de governo e o carinho com que sou recebido por todos. Foi com esse diálogo e parceria que conseguimos desenvolver uma cidade inclusiva, ajudando a quem mais precisa”, disse.


PRESTANDO CONTAS DA INCLUSÃO

  • Nesta quarta-feira (10), a partir das 20h30, o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro, prestará contas sobre os investimentos e ações realizadas na cidade nas áreas de inclusão e acessibilidade. A Conversa Franca com Paulo Pinheiro será realizada na Rua Amazonas, 1320, Bairro Oswaldo Cruz. Desde 2013, iniciativas como retomada das aulas de informática para deficientes visuais, cursos de capacitação para funcionários que estão em contato com munícipes com deficiência, parceria com a AACD, oferta de atividades esportivas para pessoas com deficiência, turismo acessível, instalação do playground acessível para crianças cadeirantes no Parque Chico Mendes, entre outras, foram implementadas no município. Os principais feitos serão destacados no evento desta quarta para toda a população.

NOVA COMANDANTE DA SOLIDARIEDADE

  • Vera Lúcia Fedato Monari é a nova presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Caetano do Sul. A administradora foi eleita para os próximos dois anos. Tem como vice-presidente Marlene D. Santi. A Rede Feminina tem como finalidade estatutária a divulgação do câncer, visando sua prevenção e o suporte aos doentes e familiares. Desenvolve campanhas de prevenção e ministra palestras com especialistas em várias áreas. Conta com 110 voluntárias. Para saber mais acesse www.redefeminina.org.br.

A VIDA SIMPLES É QUE É BOA…

  • Na próxima terça (16), o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema promoverá palestra gratuita sobre Organização Doméstica, Pessoal e Financeira. O evento acontece às 17h30, no auditório da Fundação Florestan Fernandes (Rua Manoel da Nóbrega, 1149, Centro). A capacidade do local é para 200 participantes e não é preciso fazer inscrição previamente. Durante o evento, a personal organizer Sheila Procópio, especialista em organização e desorganização crônica, vai apresentar formas de planejar a rotina e práticas de organização doméstica (espaços de armários, gavetas e dobras), pessoal (entrevistas e aparência) e financeira.

FEIRÃO DE MODAS 1

  • A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico da Prefeitura de Rio Grande da Serra promove nos dias 11, 12 e 13 de agosto, o 1º Feirão de Modas da cidade. Com o objetivo de reunir produtos de lojistas da cidade em um mesmo espaço, o evento será realizado nas dependências da EMEI Central (Rachel Silveira Monteiro). De acordo com a Secretária responsável pela pasta, Eliana Mendonça, o Feirão tem como objetivo fomentar a economia da cidade. “É uma oportunidade, tanto para o público adquirir produtos a um preço mais acessível, quanto para os lojistas renovarem seu estoque de inverno e também apresentarem os lançamentos da coleção da primavera-verão”, enfatizou Eliana. O 1º Feirão de Modas contará com a participação de diversas lojas que disponibilizaram confecções femininas, masculinas, infantis, plus size, além de acessórios. O evento contará também com o sorteio de prêmios. O 1º Feirão de Modas de Rio Grande da Serra acontece nos dias 11, 12 e 13 de agosto, das 10h às 19h na Emei Central – Rua José Maria de Figueiredo, 435- Centro.

NOVO SUPERINTENDENTE DE MARKETING

  • Maior centro de compras da região do Grande ABC, o Grand Plaza Shopping anunciou no início deste mês a chegada de Marcelo Krob como novo superintendente. Formado em Direito, com MBA em Marketing e especialização em Gestão de Shopping Centers, Krob acumula mais de dez anos de experiência na indústria de shoppings, além de passagens por empresas dos segmentos de varejo e finanças. Antes de ingressar no Grand Plaza, o executivo respondia pela superintendência de um dos mais novos e modernos centros de compras da capital paulista, o Shopping Cidade São Paulo, também administrado pela Cyrela Commercial Properties (CCP) e no qual atuou desde a sua inauguração, em abril de 2015.

SOS SANTAS CASAS 1

  • Com o corte no repasse de verbas para a saúde e a queda na arrecadação de estados e municípios, a situação da saúde pública se agrava cada dia mais. Hospitais de referência e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) passam por uma precarização do atendimento oferecido à população, com problemas como quadro de profissionais incompleto, falta de medicamentos e redução de leitos, entre outros. De acordo com a Confederação Nacional das Santas Casas de Misericórdia (CMB), a situação das santas casas e hospitais filantrópicos do país, responsáveis por 60% das internações de média e alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) é ainda pior. Cerca de 20 unidades são fechadas por mês no Brasil, em geral por não conseguirem arcar com os débitos que quase dobraram nos últimos três anos.

SOS SANTAS CASAS 2

  • Segundo a entidade, os débitos já somam R$ 22 bilhões. O Sindicato dos Médicos de São Paulo (SIMESP) vem alertando sobre os graves problemas que assolam a assistência à saúde. O presidente do SIMESP, Eder Gatti, está à disposição para comentar a situação das santas casas.

Com parecer técnico da Câmara dos Deputados, STF absolve o deputado federal Celso Russomanno

O deputado federal Celso Russomanno, pré-candidato a prefeito de São Paulo, foi absolvido pelo Superior Tribunal Federal (STF), na questão da contratação de uma assessora parlamentar. “A decisão do Supremo Tribunal Federal confirmou nossas expectativas. A Justiça foi feita. Agora, nossas energias estão todas voltadas para as eleições de outubro. São Paulo é uma cidade grande, com muitos desafios a serem superados. Estamos focados em vencer as eleições e garantir serviços públicos de qualidade para toda a cidade de São Paulo”, comentou Celso Russomanno. Foi fundamental para a defesa um parecer da Câmara dos Deputados, que nunca foi ouvida a respeito, emitiu parecer, que foi anexado ao processo, informando que que nãou ve qualquer prejuízo aos cofres públicos na contratação de Sandra de Jesus. No mesmo parecer, a Câmara também declarou que os secretários parlamentares podem trabalhar, paralelamente, em empresas privadas ou órgãos públicos, desde que haja compatibilidade de horários e sejam cumpridas a carga horária de 40 horas semanais. O parecer também certifica ainda que, no caso da ex-servidora Sandra de Jesus, não consta nenhum débito em aberto. Porque suas frequências foram devidamente controladas na forma estabelecida pela lei e ela cumpriu rigorosamente a sua jornada de trabalho de quarenta horas semanais. “Se não houve dano, como reconhece a Câmara dos Deputados, não se pode cogitar em crime de peculato. Estou confiante no reconhecimento da minha inocência”, comemorou Russomanno.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Exposição Holocausto promove debate sobre discriminação, preconceito e diversidade"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *