Estudantes de Pontes e Lacerda (MT) criam site para reduzir preconceito

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Da Redação – A Fronteira Oeste mato-grossense, território que faz divisa com a Bolívia, desfruta de rica biodiversidade da floresta amazônica, do cerrado e do pantanal, de uma intensa produção cultural e científica, e abriga cidades históricas. Porém, ao longo dos anos, a região tem sido retratada apenas sob a ótica da violência, do tráfico de entorpecentes e do contrabando de armas.

Insatisfeitos com os rótulos negativos destinados à região, alunos do 2º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), da cidade de Pontes e Lacerda, decidiram valorizar a cultura, a economia, a gastronomia e o turismo local, além de combater a propagação de desinformações, por meio do projeto “Entretelas da Fronteira”, um dos destaques do Desafio Criativos da Escola de 2017.

A iniciativa surgiu após uma visita dos estudantes à Vila Bela da Santíssima Trindade, cidade fundada em 1752 e primeira capital do Mato Grosso. Encantados com a riqueza patrimonial, os jovens notaram que apesar dos inúmeros monumentos históricos e da rica cultura local, as informações sobre esses pontos eram inexistentes na internet.

Inquietos com essa descoberta, eles iniciaram pesquisas sobre a região e aplicaram questionários na escola e na comunidade. Depois, reuniram todos os conhecimentos coletados no site. “Já disponibilizamos e compartilharmos muitos dados no ‘Entretelas’. Ainda atualizaremos com mais conteúdos para mostrar que aqui na Fronteira Oeste temos muito turismo, riqueza, e história”, defende Luana Soares, uma das alunas que participa do projeto.

Por conta do “Entretelas” os alunos tiveram a oportunidade de falar sobre as fronteiras brasileiras durante a premiação da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), realizada pela Universidade de São Paulo (USP). Prestes a se formarem, os atuais líderes da ação planejam incrementar o site com um jogo virtual para a educação infantil, ainda em desenvolvimento, que aborde o respeito à Fronteira.

Com a ajuda dos professores devem construir uma política interna, para que outros alunos mantenham o site ativo, e preparar um material didático para que o projeto seja usado em outras escolas.

Desafio 2018: inscrições até 01/10

Projetos protagonizados por crianças e jovens que estejam transformando a escola ou a comunidade já podem ser inscritos na 4ª edição do Desafio Criativos da Escola. Tanto estudantes quanto educadores podem enviar suas ações até o dia 1º de outubro de 2018. Em 2017, a premiação recebeu 1492 projetos de todas as regiões do Brasil. É possível conhecer os projetos das edições anteriores do Desafio nas redes sociais do programa e em seu site, que possui, entre outras coisas, textos, vídeos e reflexões que podem contribuir com a prática pedagógica dentro e fora da sala de aula.

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

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