Da Redação – Aliar cultura e educação em uma única experiência. Foi com essa proposta que a Associação Parceiros da Educação, com apoio da Tomara Educação e Cultura, lançou o projeto Conexões Culturais: museu, comunidade e escola, que levará, entre os meses de setembro e dezembro, 4 mil pessoas entre estudantes, professores e familiares de diferentes municípios a quatro museus localizados na capital paulista.
Dentre as escolas participantes do projeto está a Escola Estadual Lauro Gomes de Almeida, de São Bernardo do Campo, cujas visitas estão acontecendo ao Museu Afro Brasil com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Ao todo, serão realizadas 80 visitas educativas nos museus Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu Afro Brasil, Memorial da Resistência de São Paulo e Museu da Imigração do Estado de São Paulo.
“Os quatro museus foram selecionados para possibilitar o alinhamento das visitas ao conteúdo curricular e fomentar debates entre os estudantes participantes”, explica a diretora executiva da Parceiros da Educação, Lúcia Fávero.
Antes e depois das visitas, os professores também serão subsidiados com guias e roteiros pedagógicos para que haja continuidade desse aprendizado em sala de aula. Segundo Lúcia, um exemplo do que pode ser levado para a sala de aula após a experiência com o projeto é a discussão de temas transversais relacionados aos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), como diversidade social, étnica e cultural. “São discussões interdisciplinares que vão potencializar o aprendizado do aluno”, afirma.
Para isso, o projeto conta com o apoio de uma equipe pedagógica e doze arte-educadores que foram formados e estão alinhados com os núcleos educativos dos museus. Eles irão acompanhar os participantes durante as visitas e terão o papel de reforçar os aspectos pedagógicos do projeto.
Além da escola Escola Estadual Lauro Gomes de Almeida participarão das visitas outras 19 escolas estaduais que já contam com o apoio da Parceiros da Educação localizadas na capital, região metropolitana e interior (confira lista das escolas).
De acordo com as gestoras do projeto, as visitas pretendem despertar o interesse dos estudantes pela arte e pelos acervos dos museus paulistas, incentivar a valorização do patrimônio cultural do Estado e promover a experiência entre familiares e estudantes em conhecerem estes espaços da cidade. As visitas das famílias, por exemplo, acontecerão em dias específicos e o roteiro educativo terá uma abordagem direcionada a esse público. “Uma das propostas é que o projeto contribua também para a formação de novos públicos visitantes de museus, proporcionando aos participantes mais do que um passeio, uma vivência marcante”, diz uma das diretoras da Tomara Educação e Cultura, Ana Luiza Borges.
O Projeto Conexões Culturais: museu, comunidade e escola é uma realização da Parceiros da Educação e da Tomara! Educação e Cultura por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo (ProAC/ICMS – Governo do Estado de São Paulo) e conta com o patrocínio do Instituto Votorantim e apoio da Suzano Papel e Celulose e Grupo Pereira.
Nenhum comentário on "Estudantes da rede estadual de SBC participam de visitas educativas a museus da capital"