Estação Palmeiras-Barra Funda recebe exposição multimídia sobre Holocausto até dia 28

1029 0

Da Redação – O Holocausto é tema de uma exposição multimídia que acontece na Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, que atende as linhas 7-Rubi e 8-Diamante, até o dia 28 de setembro. A mostra “Jamais Esquecidos – Holocausto” exibe painéis fotográficos, cenários, instalações, vídeos e músicas, permitindo aos visitantes caminhar pela memória e sentir o que foi o Holocausto.

O genocídio e os conflitos étnicos representam o fio condutor da exposição, demonstrando que a discriminação, a intolerância, o preconceito de credos, de raças e o ódio marcaram a história recente do mundo.

Entretanto, ao mesmo tempo em que apresenta um ambiente de terríveis acontecimentos, a exposição retrata a capacidade de superação do ser humano e o retorno à vida após subsistir a situações adversas. O objetivo principal é sensibilizar as futuras gerações para que acontecimentos como o genocídio dos judeus nunca mais volte a acontecer.

A tolerância entre os homens é hoje uma imposição urgente. Com esse olhar, a mostra estimula os visitantes a refletirem sobre a necessidade de convivência pacífica em uma sociedade marcada por diferenças étnicas, religiosas, políticas e de nacionalidade. A mensagem final é de esperança e de vigília contra qualquer forma de discriminação.

A mostra conta com monitores especializados para dar informações aos visitantes. O horário de visitação será das 12h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 12h às 17h, aos sábados e domingos. A entrada é gratuita para os usuários da CPTM.

Holocausto – A palavra holocausto é de origem grega holos (todo) e kaustro (queimado) e significa “Sacrifício pelo fogo”. Trata-se de um dos massacres mais hediondos da história, praticado na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Sob o comando de Hitler, milhares de judeus, ciganos e perseguidos políticos entre outros tiveram suas vidas ceifadas em campos de concentração.

Em 1933, a população judaica europeia era composta por mais de nove milhões de pessoas. Nove anos depois, em 1945, os alemães e seus colaboradores haviam assassinado aproximadamente dois entre cada três judeus europeus através da operação denominada “solução final”.

Serviço – Exposição: Jamais Esquecidos – Holocausto, até o dia 28 setembro, de segunda à sexta-feira, das 12h às 21h; sábados e domingos, das 12h às 17h, na Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante). Grátis para usuários da CPTM

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Estação Palmeiras-Barra Funda recebe exposição multimídia sobre Holocausto até dia 28"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *