Espro tem ações para milhares de aprendizes no mês de combate ao suicídio

276 0

Atividades voltadas à conscientização estão sendo realizadas no decorrer deste mês    

Da Redação – Durante este mês, o Espro (Ensino Social Profissionalizante) realiza uma série de atividades voltadas à conscientização e ações preventivas dentro da campanha Setembro Amarelo, que tem como foco o combate ao suicídio.

O objetivo é debater o tema e proporcionar maior esclarecimento aos cerca de 13 mil adolescentes e jovens que integram os programas da instituição em 16 estados do Brasil.

Em São Paulo, aproximadamente 5,1 mil jovens aprendizes participarão das atividades ao longo desta semana. Nesta quarta-feira (18), na unidade Fecap Liberdade, além das informações gerais sobre a campanha, os jovens também realizaram apresentações musicais e teatrais alusivas ao tema.

“Foi um momento incrível, não imaginava que o Espro teria uma palestra como essa. Foi muito importante para mim identificar o que é a depressão, como tratá-la e os diferentes tipos de perguntas que eu posso fazer sem agredir a pessoa”, afirmou o aprendiz Gabriel Silva de Souza, do polo Liberdade.

Preocupação – É importante lembrar que o suicídio é um problema grave, considerado a segunda maior causa de mortes evitáveis de jovens em todo o mundo, sendo o Brasil o 8º país com mais casos. Além disso, a cada 40 segundos é registrada a morte de uma pessoa em decorrência dessa causa, ou seja, são quase 800 mil vítimas por ano.  

“Falar é o início de tudo. E aprimorar a forma como a gente fala, aborda e educa esses jovens para a sociedade, também é importante. Saber reconhecer o que está acontecendo e saber onde buscar ajuda é a nossa função””, disse Camila Caroline de Jesus, psicóloga social do Espro.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada 10 casos de suicídios poderiam ser prevenidos se identificado e assistido corretamente.  Além disso, para cada caso estima-se que existam pelo menos outras 20 tentativas.

Sobre o ESPRO

Com a missão de promover a inclusão social por meio de ações socioeducativas, mediação de acesso e integração ao mundo do trabalho, o Espro (Ensino Social Profissionalizante) é uma organização sem fins lucrativos que se dedica, há 40 anos, à capacitação e inserção no mercado de trabalho de jovens a partir de 14 anos, em situação de vulnerabilidade social.

O Espro ajuda a unir o potencial dos jovens às necessidades do mercado.  Por isso, oferece gratuitamente, em todo o Brasil, cursos de Formação para o Mundo do Trabalho, além de Programa de Socioaprendizagem, de acordo com a chamada Lei da Aprendizagem (lei 10.097/00). Com sede em São Paulo e presente em 16 estados do Brasil, atende mais de 26 mil jovens por ano com apoio de mais de 2,7 mil empresas parceiras. Os jovens podem se inscrever pelo site www.espro.org.br.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Espro tem ações para milhares de aprendizes no mês de combate ao suicídio"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *