Da Redação – Montagem de formatura dos alunos do último período da Escola de Teatro da Fundação das Artes, “Ontem será solidão” estreou no dia 24 de março e permanece em temporada até 12 de maio. As sessões ocorrerão sempre aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h, no Teatro Timochenco Wehbi, em São Caetano.
Segundo Celso Correia Lopes, responsável pela dramaturgia e direção geral da produção, a peça é livremente inspirada no livro “Cem Anos de Solidão”, do escritor colombiano e Prêmio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez. “Uma obra maravilhosa como essa traz consigo a aura da narrativa forte e perfeita. Fora isso, há, ainda, o olhar latino-americano para além do nosso, que permite compreender um pouco mais sobre a própria cultura brasileira”, explica.
Considerado um épico da literatura mundial, o romance trata sobre a formação e a perpetuação dos Buendía, família fictícia que vive na imaginária aldeia de Macondo. “Em ‘Ontem será solidão’ fazemos, acima de tudo, uma homenagem ao autor e as suas histórias e personagens singulares que percorrem o imaginário de gerações”, completa Lopes.
A adaptação para a linguagem e a estética do teatro segue a cronologia dos fatos descritos no texto original. Mas uma das principais mudanças fica por conta da inclusão de canções inéditas compostas especialmente para o espetáculo. Elas são interpretadas pelo elenco ao lado da Banda Solitária, formada por seis integrantes que também são alunos da instituição, com a direção musical de Reinaldo Sanches.
O trabalho compõe, dentre outras atividades, a programação em comemoração aos 50 anos da Fundação das Artes e é resultado do processo de montagem da Turma 58. Formado por dez atores e atrizes, ao longo dos três anos e meio de curso técnico, o grupo teve a oportunidade de encenar os mais diversos estilos e períodos artísticos, passando por variados processos colaborativos, investigações cênicas e autores, entre eles, Nelson Rodrigues, Flávio de Souza e Bertolt Brecht.
Serviço – Espetáculo “Ontem será solidão”, de 24 de março a 12 de maio de 2018, no Teatro Timochenco Wehbi (Fundação das Artes), à Rua Visconde de Inhaúma, 730, bairro Nova Gerty, São Caetano. Aos Sábados, às 20h, e domingos, às 18h. Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada e promocional com filipeta). Ingressos à venda 1 hora antes da sessão. Informações: (11) 4329-2020 / teatro@fascs.com.br
Nenhum comentário on "Espetáculo Ontem será solidão cumpre temporada até 12 de maio em SCS"