Espetáculo de dança investiga processos de autorreconhecimento negro

611 0

Da Redação – Neste sábado (30), o Instituto Pombas Urbanas recebe o espetáculo de dança contemporânea Gbé ou Quando o Corpo Renasce Negro. O espetáculo criado pelo bailarino Edson Raphael propõe uma releitura corporal do processo étnico, social e pessoal de pessoas negras se reconhecerem como tal. A sessão ocorre às 19h, com entrada gratuita.

Para retratar tamanha diversidade de corpos, histórias e experiências passíveis de representação, o bailarino percorreu diferentes regiões do estado paulista colhendo relatos e histórias a fim de compor o conteúdo a ser levado à cena.

Com direção cênica de Eduardo César e direção de movimento de Deise de Brito, a construção física da obra utiliza-se de referências de danças culturas populares de matrizes afro-diaspóricas e dança-teatro para a criação de ações e movimentos que aludem ao processo de ressignificação de imagem, ancestralidade e sociabilidade negras. Gbé ou Quando o Corpo Renasce Negro nasce entendendo que não encerra em si todas as discussões e possibilidades sobre o tema, mas as lança sob o viés do corpo, o ponto para onde tendem as forças de normatização euramericanas em suas faces e particularidades brasileiras.

O espetáculo de dança foi produzido por meio de subsídios oriundos do Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Gbé ou Quando o Corpo Renasce Negro será apresentado no dia 30 (sábado), às 19h, no Instituto Pombas Urbanas. O espaço cultural está localizado na Av. dos Metalúrgicos, 2100, na Cidade Tiradentes. A entrada é gratuita.

Serviço – Espetáculo Gbé ou Quando o Corpo Renasce Negro, neste sábado (30), às 19h, no Instituto Pombas Urbanas (Avenida dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes). Classificação Livre. Entrada Gratuita

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Espetáculo de dança investiga processos de autorreconhecimento negro"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *