Especialista alerta sobre importância do eSocial na ACISBEC

376 0

Da Redação – O eSocial, programa de envio de dados de funcionários pelas empresas, foi tema de palestra realizada na ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) nesta quarta-feira (11). Direcionado a contadores e pequenos negócios, o evento teve o objetivo de alertar sobre a importância das mudanças para atender as exigências do governo federal. O programa começa a ser obrigatório para todas as empresas a partir de 1º de julho deste ano.

A ação é uma iniciativa do Núcleo de Contadores da ACISBEC, que visa orientar os empreendedores a respeito das alterações e implantações do novo sistema, além de outras atividades.

O palestrante, Onofre Maggio, alertou sobre a importância da conscientização dos empreendedores estarem preparados ou correm o risco de encerrar as atividades porque as fiscalizações serão intensas. “O sistema está totalmente preparado, já que o potencial de processamento é de grande porte. Temos visto que momento, os empresários estão despreparados e depositando sua confiança no contador. Na verdade, tudo já existia, mas agora há novas orientações”, disse.

O objetivo do programa para as empresas é a simplificação do processo; para o governo, maior poder de fiscalização na garantia de direito dos trabalhadores. Hoje, a fiscalização a respeito de toda parte trabalhista é de cerca de 13%, com o eSocial vai chegar a 100%. “As empresas precisam tomar muito cuidado porque o cruzamento das informações está muito eficiente por meio de um banco de dados gigante, portanto, tudo terá de ser informado ao governo. Não existe mais o famoso jeitinho. Acabou!”, alertou o consultor.

A implantação do sistema exige preparação para a implantação e envolvimento do funcionário. É preciso começar agora, envolver o contador, ajustar a rotina de envio de documentos.

As multas e autuações serão realizadas pelo Ministério do trabalho e Previdência Social. A falta de registro e admissão fora do prazo será de R$ 3.000,00 (empresas normais) ou R$ 800,00 para microempresas. Em caso de reincidência, o valor será dobrado.

Para a ACISBEC, a ação é mais uma forma de apoio aos setores comerciais e industriais, especialmente aos pequenos negócios. “Todos devem se preparar e estar alertas para os grandes impactos das mudanças nas suas empresas”, acrescenta Valter Moura, presidente da ACISBEC.

O evento, que tem apoio da ACISBEC, é uma realização da Informaggio, empresa de soluções empresariais, de São Bernardo, com foco na gestão e crescimento das empresas, empresários e pessoas.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Especialista alerta sobre importância do eSocial na ACISBEC"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *