Dinâmicas aplicadas são voltadas à escolha de representantes de turma
Da Redação – Em ano de eleições municipais, o Colégio Marista Champagnat, de Ribeirão Preto (SP), lançou um movimento para trabalhar a consciência política dos estudantes do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental. As dinâmicas são voltadas à escolha de representantes de turma, mas valem também para outros processos eleitorais.
“Trabalhamos alteridade, espírito de família, escuta e lideranças positivas. Fizemos uma reflexão no final sobre as dinâmicas vivenciadas e traçamos o perfil de um bom representante, para que os estudantes possam ir pensando e refletindo até o dia da votação, que deve ocorrer na segunda semana de março”, disse a responsável pela Pastoral do Colégio, Sara Bianchi.
Com os 5ºs e 6ºs anos, a pastoralista Sara fez uma dinâmica inicial “quebra-gelo” na qual eles formaram um “nó humano” e, em equipe, tentaram desfazê-lo, sem soltar as mãos. “O intuito dessa dinâmica é trabalhar em equipe e perceber como está a comunicação do grupo, se sabem se ouvir e ajudar quando for preciso”, explica Sara.
Outro exercício aplicado foi o de confeccionar uma mochila com papel, barbante, fita crepe e tesoura. Os alunos foram divididos em dois grupos e, em cada grupo, havia estudantes com algumas limitações físicas. Aqueles sem limitações precisavam auxiliar os colegas que necessitavam de ajuda, enquanto um observador anotava todas as ações. Ao final, todos partilharam os momentos vividos.
Com o 7º e o 8º anos, as dinâmicas foram outras, porém com as mesmas finalidades e reflexões. “A minha reflexão com eles foi em torno do que é necessário para ser um bom líder. Muitas vezes escolhemos por gostarmos mais de alguém ou por ser amigo, mas que devemos observar aquilo que é melhor para o grupo como um todo”, ressalta Sara.
Sobre a Rede Marista de Colégios
O Colégio Marista Champagnat integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.
Nenhum comentário on "Escola de Ribeirão Preto quer trabalhar consciência política dos alunos"