Escadaria do Morro da Conceição no Rio recebe mosaico criado por voluntários e moradores

565 0

Da Redação – Voluntários de todo o Rio de Janeiro e moradores da comunidade do Morro da Conceição, na região central da cidade, instalaram, no último domingo, dia 11/09, um mosaico na Escadaria da Conceição. Foram representadas figuras icônicas para a comunidade, como Cacique Aimberê, Tia Lúcia, Cacique Cunhãbebe, o Malandro e a capoeira, entre outros.

A ação marcou a entrega da última etapa das iniciativas “Eu Cuido do Meu Destino” da campanha Passaporte Verde durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, criada pelo Rio 2016 e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em parceria com a Cisco. Moradores, visitantes e turistas foram convidados a fazer parte das melhorias realizadas na Zona Portuária, a fim de promover o convívio social, o fomento da economia local e o turismo sustentável, criando oportunidade para o público vivenciar a cidade de uma maneira mais inclusiva.

Desde junho, o Ateliê Cosmonauta ministrou oficinas gratuitas para a produção dos mosaicos que ocuparam as pilastras e o corrimão ao longo da escadaria, numa área de quase 40 metros quadrados de arte. Cerca de 130 pessoas participaram das oficinas e contribuíram para a construção dos mosaicos. O trajeto termina no restaurante Imaculada, que faz parte do Roteiro Autêntico do Morro da Conceição, criado por alunos de escolas da região.

O programa contemplou três projetos de intervenção urbana na região do Porto Maravilha: a confecção de um palco na Praça dos Estivadores, para ser utilizado por artistas locais; a criação de um roteiro turístico autêntico no Morro da Conceição, mapeado por alunos de três escolas da região; e a revitalização da escadaria da Conceição com a aplicação de arte em mosaicos. Todos já foram entregues à população.

“O projeto ‘Eu Cuido’ valoriza o Porto Maravilha e seus moradores. Além de investir na instalação de uma plataforma conectada na região, a Cisco tem trabalhado em parceria com agentes locais por meio de projetos como estes para incentivar o engajamento de cidadãos e visitantes na transformação digital e social do Rio de Janeiro”, afirma Gabriel Bello Barros, gerente de parcerias e comunicação na Cisco.

O engajamento começa no ambiente virtual, através do aplicativo “Eu Cuido”.  Valendo-se da tecnologia para estimular a participação social e a adoção de atividades turísticas que incentivem o desenvolvimento local e respeitem o meio ambiente e a cultura, o aplicativo traz detalhes sobre o andamento dos projetos, local de realização e como se engajar. O “Eu Cuido” é focado na região do Porto Maravilha, área que já conta com outros projetos de inovação urbana e social da Cisco e passa por um profundo processo de revitalização impulsionado pelos Jogos Rio 2016.

“Temos a importante missão de fazer com que os valores Olímpicos e Paralímpicos transcendam os Jogos e sejam inspiração para o comportamento cotidiano das pessoas, empresas e sociedade. Por isso é importante investir em um programa de resgate cultural que também envolva a população local.  A Cisco está no ajudando nesta jornada de desenvolvimento de um legado social e transformador para o Rio”, diz Tânia Braga, Gerente Geral de Sustentabilidade do Rio 2016.

Os interessados podem fazer o download do aplicativo “Eu Cuido” gratuitamente para Android e iOS, e podem conhecer os detalhes do projeto no site http://www.passaporteverde.org.br/.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Escadaria do Morro da Conceição no Rio recebe mosaico criado por voluntários e moradores"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *