Erro médico grotesco em UBS de SBC gera indenização a paciente

530 0

A repetição não transforma em verdade uma mentira…

Franklin D. Roosevelt.

Erro médico grotesco em UBS de SBC gera indenização a paciente

Uma mulher conseguiu, na Justiça, a indenização por danos morais após ser vítima de erro médico grotesco em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Bernardo. Ao passar por uma consulta na UBS com suspeita de artrite reumatoide, a paciente recebeu uma guia para realização de exame. Porém, negligente, o médico que a atendeu preencheu a guia de forma errada, indicando a ela a realização de uma ultrassonografia de próstata via abdominal. A paciente só percebeu o erro ao realizar o agendamento do exame, quando foi alvo de piadas e risadas dos atendentes da clínica. A humilhação a motivou procurar a Justiça. O caso aconteceu no final de 2012 e, agora, no último dia 9 de novembro, o Tribunal de Justiça de São Paulo proferiu a decisão, condenando o médico envolvido e o município ao pagamento de R$ 10 mil para a mulher vítima do erro, a título de indenização por danos morais. Para o advogado Ruslan Stuchi, sócio do escritório Stuchi Advogados, responsável pela ação, “a indenização se deu não só pelo fato da situação de constrangimento, mas também pelo fato de a paciente esperar tanto tempo para realizar um exame e não poder realiza-lo por conta da negligência médica no preenchimento da guia de autorização”, explica. Para a Justiça, a decisão pela indenização teve caráter disciplinador, além de, de alguma forma, suavizar as consequências do sofrimento trazido à vítima. “O erro causou apenas sofrimento psicológico pela humilhação suportada pela paciente, mas poderia ser muito mais grave, caso o médico tivesse preenchido a guia com um exame que pudesse ser realizado por ambos os sexos, o que certamente ampliaria os danos à vítima”, ressalta o advogado.

Frase:

A indenização se deu não só pelo fato da situação de constrangimento, mas também pelo fato de a paciente esperar tanto tempo para realizar um exame e não poder realizá-lo por conta da negligência médica no preenchimento da guia de autorização

Ruslan Stuchi, sócio do escritório Stuchi Advogados, que ganhou a causa de uma paciente de São Bernardo que foi indicada pelo médico de uma Unidade Básica de Saúde a fazer o exame de ultrassonografia de próstata via abdominal

Frase:

Estamos confirmando se havia moradia junto com local de trabalho, jornada extenuante, inexistência de condições de segurança e saúde e pagamento aviltante. Caso positivo, é configurado o trabalho análogo ao escravo

Renato Bignami, auditor fiscal do Ministério do Trabalho, ao comentar as linhas de investigação do incêndio que destruiu um imóvel no bairro do Brás, em São Paulo, que suspeita-se de que no local funcionaria uma confecção de roupas clandestina

Ministério do Trabalho investiga incêndio em confecção na zona central de São Paulo

Auditores Fiscais do Trabalho acompanham a atuação dos Bombeiros no imóvel que pegou fogo na madrugada desta quarta-feira (23), no bairro do Brás, na região central de São Paulo. Os servidores apuram se o local abrigava uma confecção de roupas clandestina, que também servia de moradia para cerca de 20 famílias de trabalhadores, entre brasileiros e bolivianos. Já foram confirmadas ao menos quatro mortes e nove feridos, segundo informações do Corpo de Bombeiros. De acordo com o auditor fiscal do Trabalho, Renato Bignami, a equipe do Programa Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo (SRTE/SP), que está no local no momento, abriu duas linhas de investigação. A primeira delas para apurar se foi acidente de trabalho. A segunda, para saber se havia condições análogas à escravidão no local. O proprietário da confecção ainda não foi localizado. Este ano, os auditores fiscais do Ministério do Trabalho realizaram quatro operações de combate ao trabalho escravo em São Paulo, nas quais foram resgatados 50 trabalhadores. Apenas uma das operações foi em uma indústria têxtil, onde havia quatro trabalhadores em situação análoga à de escravo. Desde 2010, já foram resgatados da condição análoga à escravidão 379 trabalhadores da indústria têxtil no Estado.


VAPT-VUPT

NA ASSEMBLEIA 1

  • Nesta terça-feira (22), a Comissão de Transportes e Comunicações, presidida pelo deputado Orlando Morando (prefeito eleito de São Bernardo), aprovou importantes requerimentos e projetos de lei, na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP). Entre eles, o PL 467/2016, que garante a os usuários de transporte público a disponibilidade gratuita de álcool em gel antisséptico no interior dos terminais rodoviários, metroviários e ferroviários, e também dentro dos vagões e ônibus que operam no sistema público.

NA ASSEMBLEIA 2

  • O objetivo do PL é diminuir as chances de infecções aéreas (respiratórias) e indiretas (ao tocar objetos tocados por alguém doente). A constante higienização das mãos é uma das principais formas de evitar o contágio de diversas doenças, por isso a disponibilização de álcool em gel nos transportes públicos é tão importante.

POR UMA NOVA INDÚSTRIA

  • Nesta quinta-feira (24), a Abimaq realiza em sua sede o Abimaq Inova 2016. O evento, que acontece das 14h às 17h40, terá como tema “Startups para uma nova indústria”. Na ocasião, serão apresentados cases de sucesso da integração entre startups e indústria, bem como apresentação do Programa Nacional de Conexão Startup-Indústria, coordenado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), para o qual serão destinados R$ 10 milhões. O ABIMAQ Inova é o encontro anual entre fabricantes de máquinas e equipamentos que se reúnem para discutir oportunidades, desafios e soluções no desenvolvimento de inovações. O evento vai acontecer na sede da Abimaq (Avenida Jabaquara, 2925, próximo à Estação São Judas do Metrô).

DESCARTE

  • Nesta quinta-feira (24), acontece mais uma ação de descarte de mais de 5 toneladas de produtos – em sua maioria cosméticos e perfumes – apreendidos na cidade de São Paulo. Entre falsificações, contrabando e pirataria, só em 2015 o prejuízo chegou a mais de 4 bilhões de reais no Brasil. A ABIHPEC, Associação Brasileira de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos, vem fortalecendo sua parceria com a Receita Federal no combate desta prática que prejudica a economia brasileira e entrega produtos que comprometem a saúde do consumidor. Desde janeiro deste ano, já foram destruídas mais de 12 toneladas de produtos apreendidos.

Sábado Resistente faz homenagem a Sergio Motta e destaca apoio contra a ditadura e as ações democráticas

No dia 26 de novembro, data em que Sergio Motta completaria 76 anos, o Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizará mais uma edição do Sábado Resistente, projeto realizado em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política. O evento acontece às 14h e terá depoimentos dos militantes Duarte Pereira e Aldo Arantes e mesa redonda com participação dos jornalistas Raimundo Pereira e Elifas Andreato. Sergio Motta iniciou sua atuação política no movimento estudantil dos anos 1960, foi militante da Ação Popular e atuou na estruturação clandestina da resistência. Depois tornou-se empresário da área de engenharia e, sem nunca se afastar da participação política, ocupou diversos cargos públicos até abril de 1998, quando estava a frente do Ministério das Comunicações e faleceu precocemente. O evento destacará a ação de Sergio Motta na estruturação clandestina da resistência e no apoio solidário a diversos militantes do período. Na resistência atuou com discrição e sua importância é pouco conhecida na viabilização e administração do Jornal Movimento e da produtora cultural Difusão. Tratam-se de duas iniciativas importantes do período: o Movimento contou com circulação nacional em 335 edições e a Difusão realizou peças teatrais que marcaram a época como Equus e Mortos sem Sepultura. Também terá destaque o apoio solidário de Sergio Motta a diversos ex-presos políticos, oferecendo trabalho formal e abrigando-os na empresa Hidrobrasileira S/A, viabilizando a saída desses militantes da prisão. O encontro acontece no Memorial da Resistência de São Paulo (Largo General Osório, 66 – Luz – Auditório Vitae – 5º andar), com entrada gratuita.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Erro médico grotesco em UBS de SBC gera indenização a paciente"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *