Da Redação – As equipes paulistas EESC USP Fórmula SAE, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, e Unicamp E-Racing, da Universidade Estadual de Campinas, venceram, respectivamente, nas categorias Combustão e Elétrica a 13ª Competição Fórmula SAE BRASIL. A competição, que durou três dias, encerrou-se neste domingo, 27 de novembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, SP, com a participação de 45 equipes, entre 50 inscritas.
Na Categoria Combustão, a segunda colocada foi a equipe V8 Racing Facens, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba, seguida pela equipe Fórmula Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Já na Categoria Elétrica, a vice-liderança ficou para a equipe Fórmula FEI Elétrico, do Centro Universitário da FEI. O terceiro lugar foi para a equipe Ampera UFSC FSAE Elétrico, da Universidade Federal de Santa Catarina.
Com o resultado, a equipe EESC USP Fórmula SAE ganhou o direito de representar o Brasil na Formula SAE Michigan, entre 10 e 13 de maio de 2017. As equipes V8 Racing Facens e Unicamp E-Racing poderão representar o País na Formula SAE Lincoln, em Nebraska, de 21 a 24 de junho de 2017. As duas competições são realizadas pela SAE International, nos Estados Unidos, em que participam equipes de diversos países e onde o Brasil tem conquistado ótimas colocações entre os Top Ten.
Em Piracicaba, o Comitê Técnico também homenageou as melhores equipes por prova:
Categoria Combustão:
Design – equipe EESC USP Fórmula SAE.
Custos – equipe FSAE Unicamp, da Universidade Estadual de Campinas.
Apresentação – equipe Poli Racing, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP)
Skid-Pad (teste de aceleração lateral do veículo) – equipe EESC USP Fórmula SAE.
Aceleração – equipe FSAE Unicamp, da Universidade Estadual de Campinas (percorreu 75 metros em 4,101 segundos)
Autocross – equipe Fórmula FEI Combustão, do Centro Universitário da FEI (1061 metros em 1 minuto e 12 segundos)
Enduro – equipe EESC USP Fórmula SAE (completou 22 voltas em 29 minutos e 50 segundos)
Eficiência – equipe EESC USP Fórmula SAE.
Categoria Elétrica:
Design – equipe Fórmula FEI Elétrico, do Centro Universitário da FEI.
Custos – equipe Faraday Racing, da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Apresentação – equipe Unicamp E-Racing.
Skid-Pad (teste de aceleração lateral do veículo) – equipe Fórmula FEI Elétrico.
Aceleração – equipe Unicamp E-Racing (percorreu 75 metros em 4,47 segundos).
Autocross – equipe Unicamp E-Racing (1061 metros em 1 minuto e 17 segundos).
Enduro – equipe Unicamp E-Racing (completou 22 voltas em 36 minutos e 30 segundos).
Eficiência – empate técnico entre equipes Unicamp E-Racing e Fórmula FEI Elétrico.
Foram três dias de provas estáticas e dinâmicas, aplicadas por juízes da indústria da mobilidade, no autódromo do ECPA, que atraiu um público de mais de 450 pessoas.
Tecnologias – Entre as inovações apresentadas pelos carros da Categoria Combustão, o Comitê Técnico observou intenso uso de materiais alternativos, como a fibra de juta, material orgânico de alta resistência e baixo peso, além de solução sustentável. Outra criatividade foi a inovação na aplicação de um sistema de redução de arrasto, que ganhou nova função ao ser implementado na asa dianteira: aumentar o fluxo de ar direcionado aos radiadores.
Na Categoria Elétrica, uma das inovações foi a utilização de aplicativo para o monitoramento em tempo real da bateria do veículo, a partir de comunicação com o sistema de gerenciamento da bateria, que transmite dados de carga e temperatura. O desenvolvimento de diferencial eletrônico, que permite considerável perda de peso em relação à versão mecânica, além de melhoria de performance, foi outra inovação apresentada pelas equipes.
“As competições estudantis da SAE BRASIL são desenvolvidas para motivar os jovens aspirantes à carreira de engenharia, desafiando-os a gerir o projeto de um veículo de competição em todos os seus aspectos, da gestão administrativo-financeira do projeto à inovação”, diz Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.
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