Encontro de Conselhos de Diadema aborda participação da família no ambiente escolar

720 0

Da Redação – Na sexta-feira (5), aproximadamente 200 pessoas, entre pais e responsáveis pelos alunos, diretores e funcionários da área de Educação de Diadema, participaram do 10º Encontro de Conselhos Escolares, realizado no auditório do Quarteirão da Saúde.

Com o tema “A Escola Social e a Escola de Pais despertando os conselhos de compromisso para a elevação da qualidade de Ensino”, o evento apresentou as oficinas do Programa Escola Social, Escola de Pais, implantado neste ano, e como a iniciativa estimula o vínculo da comunidade com a unidade escolar. O destaque foi para o Módulo I – Novo Layout de Sinalização das Fachadas Escolares, que elaborou a nova identificação da EMEB Eremita Gonçalves da Costa, no Jardim dos Eucaliptos.

“Toda essa sensibilização é para transformar as escolas municipais e garantir o melhor para nossos estudantes. Cada evento é um novo desafio na construção de possibilidade e ações que refletem na qualidade do ensino, na melhora da aprendizagem dos alunos e num ambiente mais acolhedor”, declarou a secretária de Educação, Tatiane Ramos. Além de cursos, o Programa Escola Social, Escola de Pais oferece formação para multiplicadores comunitários.

Todos juntos – Entre os principais objetivos do evento estão fortalecer os conselhos escolares, promover a formação, além de estimular a integração entre os conselhos e a participação da família na vida escolar. Helena Maria de Jesus Rosa, mãe de ex-aluna e avó de alunos da EMEB Professor Florestan Fernandes, avalia o Encontro como positivo. “Sempre participei dos conselhos porque estando dentro da escola, vemos o que acontece. Então, quanto mais a família participar, é melhor para o aluno”, afirmou.

O primeiro Encontro de Conselhos, realizado em 2013, contou com a presença de representantes de seis escolas. Já na décima edição, membros de todas as 62 escolas municipais estavam presentes.

O vice-prefeito de Diadema, Márcio da Farmácia, esteve presente na reunião e ressaltou que os moradores podem e devem opinar. “A participação popular é fundamental em todas as áreas e precisamos sempre mais. Não só na Educação. A partir de 15 de maio, serão realizadas audiências públicas para definir critérios para as parcerias público privadas (PPPs), como a iluminação pública, que deixa a cidade mais bonita e traz maior sensação de segurança para a população”, lembrou.

Encontro – Os encontros são realizados quatro vezes ao ano. Na área de Educação, Diadema conta com o Conselho Municipal do CACS/Fundeb (Conselho Municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação), o Conselho Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Alimentação Escolar.

Escola Social, Escola de Pais. Os próximos módulos da oficina também são gratuitos e terão como tema pintura predial; horta escolar e suas infinitas possibilidades educativas; a marcenaria na organização dos estoques e almoxarifados escolares; e embelezamento de jardins.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Encontro de Conselhos de Diadema aborda participação da família no ambiente escolar"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *