Empréstimo consignado é tema de palestra do Procon Diadema

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Serviço apresentou principais situações que idosos podem vivenciar na aquisição de empréstimos e como evitar cair em golpes

Texto: Renata Nascimento – Fotos: Mauro Pedroso (PMD)

Da Redação – Na tarde desta quinta-feira (24/03), mais de 20 idosos que frequentam o Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) de Diadema participaram da palestra do Procon Diadema sobre Empréstimo Consignado. A coordenadora do serviço, Eliete Menezes, e a responsável pela triagem dos atendimentos do Procon, Dalva Alves dos Santos, falaram sobre os direitos do consumidor, fraudes, dicas para evitar golpes e o que fazer quando cair nessas situações.

“Esse público é mais vulnerável e o Procon está aqui para garantir os direitos do consumidor, que é a parte mais fraca dessa relação consumidor-fornecedor”, explica Eliete. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a prática abusiva ou venda casada são proibidas, principalmente quando o fornecedor prevalece da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impor seus produtos ou serviços.

Proteção

Entre as principais dicas para evitar cair em golpes estão: não atender ligações de telemarketing e, se possível, ter alguém de confiança para auxiliar o idoso nessas operações; gravar o contato dos familiares e amigos no telefone e não atender a ligações de números desconhecidos. Outra orientação é ter cuidado ao atender vendedores de produtos porta a porta e não informar, de modo algum, número do cartão de banco e senha. Se a pessoa possui aplicativo de redes sociais, como WhatsApp, é preciso ter atenção a envio de boletos falsos.

“Essas situações afetam diretamente o emocional dos idosos. Quando eles chegam ao Procon para fazer a queixa, por vezes estão com problemas de saúde ou depressão, além de questões familiares, já que podem esconder o empréstimo dos filhos e familiares próximos e só pedem ajuda quando estão muito endividados”, ressaltou Eliete.

Quando o idoso se sente prejudicado na relação consumidor-fornecedor pode procurar diretamente o Procon de Diadema para orientação e resolução do problema. O Procon Diadema recebe reclamações e dúvidas do consumidor de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para ser atendido, é preciso ser morador da cidade ou ser funcionário da Prefeitura do município, e a reclamação deve ser relacionada a bens e serviços em relação de consumo, temas tratados no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Serviço: Procon Diadema – Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro de Diadema.

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