Coluna do dia 29/10/2015

1042 0

Quanto mais feliz, mais breve é o tempo…

Plinio.

Empresário agride repórter em MG e diz que ele é um “jornalista marcado para morrer”

O Portal Comunique-se publicou em sua home page reportagem contando que o repórter e editor da Gazeta de Araçuaí, Sérgio Vasconcelos, foi ameaçado de morte por dois empresários denunciados em seu trabalho de reportagem. O caso aconteceu no domingo, 25, quando, inclusive, o jornalista foi surpreendido e agredido em um restaurante. O caso foi denunciado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e pelo impresso Estado de Minas. A Polícia Civil está investigando a situação. Vasconcelos conta que a violência começou depois que ele denunciou, em matéria jornalística, o envolvimento dos empresários com crimes na Região do Vale do Jequitinhonha. No domingo, enquanto estava em um restaurante com um amigo, foi agredido por um empresário da região. “Fui surpreendido por um desses empresários, Thales Varjão, de 31 anos, que invadiu o local, me agrediu e afirmou que eu sou um jornalista marcado para morrer. Ele ainda disse em alto e bom som, na presença de pessoas que testemunharam a agressão, que não me mataria ali por causa do advogado que estava na mesa”, contou o repórter ao Estado de Minas. O mesmo homem já tinha ido até a casa do jornalista para ameaçá-lo. A equipe do jornal mineiro informou que entrou em contato com o empresário, que ficou de responder a reportagem, mas desligou o telefone e nunca mais retornou as ligações. O Capitão Rafael Duarte Muniz, Comandante da Polícia Militar em Araçuaí, falou sobre as agressões. “Foi feita a ocorrência e identificamos o autor. O fato tem precedente. O autor já tinha uma rixa com o jornalista em razão de um fato que aconteceu anteriormente. Essa foi a primeira ocorrência registrada pelo jornalista com a gente”. Em conversa com três testemunhas, o sindicato revelou detalhes de como Thales agrediu o jornalista. Quem contou a história foi Lidirico José Almeida, dono do restaurante onde a confusão aconteceu – ele afirmou que agressor chegou a jogar uma cadeira sobre o jornalista. “Ele estava aborrecido pelo que o Sérgio publicou”. O advogado Milton Alves da Silva, que também estava presente, confirmou as ameaças proferidas pelo empresário. “Ele estava insatisfeito com a publicação de uma reportagem e realmente proferiu a ameaça. A publicação é legítima. Há direito de resposta, mas as pessoas não entendem isso”, comentou em conversa com a entidade.

Frase:

Teve vereador que veio falar de pizza, de pedidos. Isso não aconteceu. O que aconteceu é que houve uma demora muito grande em colocar os pareceres das contas em votação. Mas o vereadeiro motivo, nunca ficaremos sabendo

Bahia, vereador do Democratas de Santo André e aliado do ex-prefeito Aidan Ravin, ao comentar o imbróglio na votação das contas de 2010 e 2011 de Aidan Ravin

Frase:

Não tinha cabimento. As contas vieram com parecer pela sua aprovação pelo próprio Tribunal de Contas. Não tinha cabimento, a gente não votar por questões políticas

Tonho Lagoa, vereador de Santo André, ao comentar o impasse em torno da votação das contas de 2010 e 2011 do ex-prefeito Aidan Ravin, cujo parecer foi aprovado na sessão da última terça-feira

Consórcio Intermunicipal reforça diálogo com Frente Parlamentar de Vereadoras da região

O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, e o secretário executivo da entidade regional, Luis Paulo Bresciani, receberam representantes da Frente Parlamentar de Vereadoras do ABCDMRR nesta quarta-feira (28), na sede da instituição. O encontro serviu para reforçar o diálogo entre as partes e estabelecer um cronograma de reuniões periódicas. A presidente da Frente Parlamentar, vereadora Sandra Regina Vieira (Dra. Sandra) de Mauá, ressaltou a disponibilidade do Consórcio para receber as demandas do grupo. “O presidente do Consórcio nos recebeu de forma muito positiva e colocou a entidade à disposição para ouvir nossas sugestões. Vamos realizar encontros periódicos para discutir as principais questões do ABC. Vou levar essa mensagem às demais vereadoras para estreitar essa parceria” afirmou. O encontro dessa quinta-feira foi o segundo realizado neste ano. Em junho, as parlamentares estiveram no Consórcio e conheceram o Plano Plurianual Regional (PPA) Participativo aprovado pelo Consórcio, no qual estão listados os programas e ações prioritárias das sete cidades para o período de 2014 a 2017. A partir de novembro, a Frente deve passar a realizar suas reuniões na sede do Consórcio, para contribuir com o avanço das políticas públicas regionais.


LISTA DE NATAL 1

  • O Conselho de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC será recebido nesta quinta-feira (29) pelo secretário executivo do Ministério das Cidades, Elton Zacarias, nesta quinta-feira (29), a partir das 14h, no escritório da Presidência da República em São Paulo (Avenida Paulista, 2163, 3º andar, prédio do Banco do Brasil), para tratar dos projetos da região financiados com recursos do governo federal. O encontro, que vai envolver secretários e técnicos das prefeituras do Grand ABC, e foi acertado durante visita do ministro Gilberto Kassab à entidade regional, no último dia 16 de outubro.

LISTA DE NATAL 2

  • O presidente da entidade e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, tratará das pendências que envolvem os projetos do Consórcio Intermunicipal, enquanto equipes de cada município discutirão com os representantes do Ministério das Cidades sobre contratos referentes a projetos de saneamento, mobilidade, habitação e proteção de encostas.

ENQUETE CLIQUEABC 1

  • O prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), de São Caetano, ultrapassou seus candidatos diretos na enquete Em quem você votaria para prefeito de São Caetano do Sul? neste CliqueABC. Pinheiro assumiu a lideranças nas últimas semanas, depois de o primeiro lugar ter sido ocupado pelo ex-vereador Gilberto Costa e pelo ex-prefeito José Auricchio Júnior. Dos 316 internautas que manifestaram seu voto, Pinheiro ficou com mais da metade deles: 160 (51%) e se distanciou dos demais nomes. Auricchio teve 77 votos (24%), em segundo. A surpresa foi o terceiro colocado vereador Pio Mielo, com 33 votos (10%) e que deve disputar a reeleição no Legislativo pelo PMDB. Ao lado dele, com dois votos a menos, o ex-vereador Gilberto Costa, com os mesmos 10%).

ENQUETE CLIQUEABC 2

  • O pelotão intermediário tem quatro nomes empatados, com quatro votos: Beto Vidoski, Sérgio Tannuri, Lúcia Dal’Mas e Fábio Palácio. O único que não foi votado foi o irmão do ex-prefeito Luiz Tortorello, Pádua, que era a eminência parda do Palácio da Cerâmica, quando seu irmão dava as cartas na Prefeitura. Sempre lembrando que a enquete não pode ser classificada de pesquisa eleitoral por não tabular dados com metodologia científica, e representa apenas o desejo dos internautas que navegam no CliqueABC.

REFORMA 1

  • Na sessão da última terça-feira, os vereadores de Santo André aprovaram 25 projetos, entre eles, dois da Mesa Diretora que tem o objetivo de promover reforma administrativa na Casa. A finalidade é estruturar o quadro de servidores e modernizar os departamentos do Legislativo, definindo competências, atribuições e otimizando tarefas, potencializando o resultado de atuação inerente à missão do serviço público que é a prestação de serviços à gestão local e aos cidadãos. A propositura recebeu parecer favorável em primeira discussão. O trabalho é resultado de estudo conjunto realizado pelas áreas técnicas da Câmara e pela Fundação Instituto de Administração (FIA), contratada para a prestação de serviços de elaboração do projeto. A empresa realizou estudo no ano de 2014, quando o vereador Donizeti Pereira (PV), era presidente da Câmara. As mudanças na estrutura do Legisaltivo também atendem uma decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), de cunho judicial, decorrentes de ações do Ministério Público.

REFORMA 2

  • O projeto dispõe, ainda, sobre plano de cargos, carreiras e vencimentos dos servidores, em vista da complexidade das atribuições, os graus diferenciados de formação, de responsabilidade e de experiência profissional requerida. A lei organiza os cargos que o integram em vista da complexidade das atribuições, os graus diferenciados de formação, de responsabilidade e de experiência profissional requeridos, bem como as demais condições e requisitos específicos exigíveis para seu exercício.

ATÉ QUE ENFIM…

  • Mas quem ficou satisfeito com o resultado da última sessão foi o ex-prefeito Aidan Ravin, que teve aprovadas as suas contas, referentes aos anos de 2010 e 2011. Aliás ninguém entende até hoje os motivos de as contas terem ficado tanto tempo sem serem apreciadas pelo Legislativo. Erraram os que ficaram segurando as contas e quem não queria votar. As contas tinham parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e tramitavam no Legislativo há mais de um ano. Aidan Ravin esteve na Casa, na última quinta-feira (22), dia em que o projeto estava na ordem do dia, porém, as matérias foram todas adiadas por uma sessão, justamente por conta dos projetos da Mesa Diretora dispondo sobre a Reforma Administrativa.

Teatro Municipal de Santo André vai sediar Encontro Nacional de Cidades Educadoras

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participará do Encontro Nacional de Cidades Educadoras, que acontecerá no Teatro Municipal de Santo André (Praça IV Centenário, s/n – Paço Municipal), nos dias 3 e 4 de novembro. Com o tema ‘Sustentabilidade, Inclusão Social e Diversidade em Territórios Educativos’, o encontro terá apresentações culturais, debates, mesas de discussão e visitas técnicas a equipamentos. O evento reunirá representantes das 14 cidades educadoras brasileiras associadas, entre elas, Santo André e São Bernardo, para compartilhar experiências no desenvolvimento de políticas que incentivem a cidadania e impulsionem a qualidade de vida dos cidadãos. O prefeito de Santo André e anfitrião do encontro, Carlos Grana, prestigiará o evento que também contará com a presença do Diretor de Programas e Projetos do Consórcio, Hamilton Lacerda. O encontro contará também com a participação de especialistas, técnicos municipais e agentes locais para que conheçam práticas implantadas em outras cidades com potencial de multiplicação e cooperação. O primeiro dia (3) contará com a presença de prefeitos, secretários e outras autoridades. Ainda pela manhã será realizada apresentação cultural e, em seguida, acontecerá palestra de abertura com participação do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. No segundo dia (4), serão realizadas visitas técnicas monitoradas a locais que são fontes de educação dentro do município andreense. Entre os principais pontos do roteiro estão: visita à Estação de Tratamento de Água e Esgoto, ao Aterro Sanitário, Parque do Pedroso, Usina de Papel, Parque Escola – Sala de Memórias, Escola da Saúde e outros. Também haverá exposição de trabalhos nos eixos temáticos: ‘Qualidade de vida e inclusão’, ‘Cidade e mobilidade humana’ e ‘Cidade – soluções duradouras’. A proposta de Cidades Educadoras surgiu na década de 1990, em Barcelona, por meio de um movimento que contava inicialmente com a adesão de 60 municípios. Hoje com mais de 470 cidades espalhadas em 37 países, a Associação Internacional de Cidades Educadoras continua incentivando a participação e permitindo a associação de novas cidades para, assim, compartilhar e expandir os princípios da Carta das Cidades Educadoras formulada durante o I Congresso Internacional das Cidades Educadoras. Em 2016, o tema ‘’Os territórios da convivência nas cidades’’ concentrará as discussões do XIV Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que será realizado em junho do próximo ano, na cidade argentina de Rosário, tendo como ponto de partida a construção de cidades que valorizem a integração social e que respeitem a diversidade.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Coluna do dia 29/10/2015"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *