Emplacamentos de junho demonstram resultados “fabulosos” no RS

234 0

Da Redação – Segundo dados apurados pela Fenabrave/Sincodiv-RS, os emplacamentos de veículos 0 km, relativos a junho de 2020, na comparação ao mês anterior, mostram um crescimento de 24,65% no RS e de 93,54% em todo o Brasil.

Destes números, destaca-se a grande luta e resiliência das Concessionárias de caminhões, que enfrentam os desafios da crise da Covid-19, agravados por uma estiagem prolongada que afeta o mercado de vendas para o agronegócio, conseguindo limitar em 26,1% a queda de vendas acumuladas em 2020, frente a igual período no ano anterior.

Ao compararmos os números de junho com o mesmo mês em 2019, temos uma redução de 31,18% no RS e uma queda, em nível nacional, de 38,58%. Enquanto o número acumulado de emplacamentos no ano indica redução de 32,98% no RS e de 36,13% no Brasil frente a 2019, ambos abaixo das expectativas iniciais de queda que eram projetadas em, pelo menos, 40%.

Esses índices demonstram o desempenho do RS, em junho, frente ao mercado nacional alinhado, pois resultam do comparativo com estados em condições similares, tendo em vista as Concessionárias estarem operando de portas abertas no período.

Os dados de emplacamentos registrados no mês de junho retomam as proporções normais de mercado, com o Estado do Rio Grande do Sul tendo desempenho equivalente a, apenas, um sexto do volume de veículos emplacados no Estado de São Paulo. Isto corrige a distorção observada no último mês de maio, quando o RS fez a inédita façanha de superar SP na proporção de oito emplacamentos por um.

O Presidente, Paulo Ricardo Ippólito Siqueira, fazendo alusão a uma história infantil, diz que: “… tais resultados, ao registrarem uma tamanha diferença comparativa no intervalo de um mês, merecem ser classificados como fabulosos, na medida em que refletem o cenário típico da fábula “A Lebre e a Tartaruga”. 

Mais precisamente, de um enredo no qual a Tartaruga Gaúcha ganhou terreno na corrida de ranking de mercado tão somente pelo fato da Lebre Paulista ser obrigada a permanecer adormecida por restrições do isolamento social em maio. Para, posteriormente, no capítulo referente a junho, mesmo com a tartaruga gaúcha continuando a se esforçar, o simples despertar da Lebre Paulista resultou em sua volta para uma folgada liderança da corrida.

É sabido que na fábula infantil a Tartaruga vence a corrida. Contudo na realidade da vida, em particular diante da dura realidade atual, não existe possibilidade de uma vitória da Tartaruga. Restando-lhe lutar por um melhor desempenho no mercado nacional. Objetivo certamente ainda mais distante de ser alcançado em julho, tendo em vista boa parte das Concessionárias Gaúchas, no momento, serem obrigadas a permanecerem paradas e isoladas dentro das suas carapaças.

“O retorno das medidas restritivas, agora, no mês de julho, compromete muito do esforço de retomada despendido pelas concessionárias para alavancarem as suas operações em junho, principalmente na região metropolitana de Porto Alegre. O crescimento nas vendas em junho, em parte, reflete o número maior de dias de portas abertas e o fato do mês ter maior número de dias úteis. Nossa expectativa para julho, com a volta das restrições, isolamento e fechamento das lojas, é de, lamentavelmente, registrar o aumento dos prejuízos, que após 100 dias acumulam perdas fabulosas para o Estado em arrecadação, para empresas em vendas e custos fixos e para milhares de colaboradores que convivem com incertezas diante da proximidade do término do período de validade das medidas trabalhistas emergenciais” avalia Paulo Siqueira, presidente Fenabrave/Sincodiv-RS.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Emplacamentos de junho demonstram resultados “fabulosos” no RS"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *