Da Redação – A noite do último sábado, 31 de agosto, foi de festa no Museu Mário Fava, em Bariri. Convidados, entre eles autoridades, empresários e intelectuais, prestigiaram o evento comemorativo que marcou de forma especial o primeiro ano de funcionamento do equipamento público abriu a nova exposição “Mário Fava e a Carretera Panamericana”.
A coordenadora do projeto, Renata Prado, destaca que o evento foi criado com a proposta de compartilhar cultura e homenagear com gratidão pessoas importantes para a consolidação do Museu. “O Museu Mário Fava surgiu pela iniciativa de recuperar um prédio histórico, que abrigou a sociedade italiana, junto com a preservação da figura histórica de Mário Fava, um cidadão que colocou Bariri nos noticiários nacionais e internacionais”, considera.
Dentro do projeto educativo desenvolvido junto à Exposição, durante o mês de agosto, 834 estudantes – das redes pública e privada – conheceram a fundo a maior aventura por terra concluída pelo homem. Segundo Renata, a nova exposição conta a história de maneira ainda mais interativa e atrai público de todas as faixas etárias, com atenção especial às crianças e jovens do município. “É a juventude de Bariri conhecendo e se orgulhando de ser um cidadão baririense, como Mário Fava”, diz.
O curador do Museu, José Augusto Barboza Cava, o Cavinha, prestou uma homenagem ao patrono Aziz Chidid Neto. “Assim como Mário Fava, o Aziz acreditou que era possível e com muito esforço presenteou a nossa cidade com o Museu. É uma valiosa contribuição para a cultura, em especial à nossa juventude”, destaca.
Durante o evento, receberam homenagens especiais o patrono Aziz Chidid Neto, o curador Cavinha, a equipe do museu na figura da administradora Fabiane Rodrigues da Silva, a diretora de Educação e Cultura Ana Fabíola Camargo Fanton Rodrigues e a coordenadora pedagógica do município Valeria Videira Cócia.
Os convidados também conferiram um vídeo com registro das primeiras visitas à exposição “Mário Fava e a Carretera Panamericana”. Na sequência, foram convidados a prestigiar a nova exposição. “Foi uma noite de festa, alegria e emoção para selar o nosso compromisso com a preservação e disseminação desta fascinante história”, completa Cavinha.
Impressões
Os empresários Mariane Durante Fernandes e Rafael Fernandes afirmaram que ficaram surpresos positivamente com a história da expedição, e também com a organização e estrutura moderna do Museu. “Todos deveriam vir conhecer esta preciosidade que temos em nossa cidade”, diz Fernandes.
Para Denise Figueiras, diretora da Universidade Corporativa Memorial, a nova configuração do Museu representa um triunfo à educação. Considera que ficou mais bonito, aconchegante, atrativo e que vazios foram preenchidos. “Ficou excelente, em vários aspectos, principalmente para o jovem aprender bem o conceito do que é uma viagem e ter a noção do tempo que levou a expedição, que foram dez anos. Isto porque ele leva mais tempo para ver toda a exposição, o que contribui para compreender a sua temporalidade”, observa.
O prefeito Francisco Leoni Neto e a vice-prefeita Maria Pia Bete Pio da Silva Nary destacaram o ganho cultural que representa a parceria entre o Museu e a Diretoria da Educação. “Nossos alunos têm a oportunidade de conhecer esta história fantástica, este rico acervo, estamos muito satisfeitos e empenhados para contribuir no que for necessário, como manter contato com a Secretaria de Cultura do Estado”, sinaliza Neto.
Nova exposição
O programa educativo segue com uma série de visitas de escolas parceiras, entre elas as municipais Julieta Rago Foloni, Euclydes Moreira da Silva, Angela Prearo Fortunato e Rosa Benatti; as estaduais Idalina Vianna Ferro e Ephigênia Cardoso Machado Fortunato e as particulares Cooperativa Educacional de Bariri (Coeba) e Max Beny Macena.
Unidades de ensino interessadas em conhecer a exposição, de Bariri ou região – da rede pública ou privada – podem entrar em contato com a equipe do Museu para realizar o agendamento. A entidade oferece a entrada e o transporte gratuitos aos grupos de estudantes. Além disso, todos são contemplados com o Jogo das Américas, um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas sobre esta aventura que uniu as Américas por estradas nunca antes experimentadas.
A exposição traz painéis com textos explicativos, objetos de época e recursos de áudio e vídeo com entrevistas sobre a fantástica expedição. Ela retrata de forma interativa a história da aventura que começou em 1928, durou 10 anos, e passou por 15 diferentes países. O ponto alto da visita é poder conhecer o Ford T 1918 utilizado na expedição e a estátua de Mario Fava em tamanho real.
A programação se estende até o mês de dezembro e a previsão é que 2,5 mil estudantes vivenciem a surpreendente história dos desbravadores Leônidas Borges de Oliveira, Franscisco Lopes da Cruz e o baririense Mário Fava.
O trio percorreu 28 mil quilômetros, percurso que deu origem à atual Carretera Panamericana. Os três jovens saíram do Brasil com destino aos EUA inspirados em um sonho: queriam provar que era possível unir as Américas por uma rodovia.
Serviço – Museu Mário Fava, à rua Tiradentes, 410. Centro de Bariri (SP). Telefone: (14) 3662-1317. Horário de funcionamento: De segunda-feira a sábado, das 9h às 17h
Nenhum comentário on "Emoção e homenagens marcam 1º ano do Museu Mário Fava"