EMEB Olga Benário Prestes comemora 30 anos

457 0

Da Redação – De 1988 até os dias atuais, a EMEB Olga Benário Prestes, única escola da região com ensino regular para surdos, passou por várias fases. Para celebrar os 30 anos de existência, vai ocorrer, em 26/9, no Dia Nacional do Surdo, um evento com o tema Anos 80, no qual haverá música ao vivo e dança, além de pipoca, batata frita e fogazza. As comidas serão vendidas pelo Instituto Lira de Inclusão Social, que oferece gratuitamente acesso às práticas esportiva, educativa e cultural para crianças, jovens e adultos.

A temática da comemoração é baseada na década em que a unidade foi inaugurada. A expectativa é de as pessoas irem vestidas com roupas da moda daquela época. “O intuito é divertir o pessoal”, comenta o diretor da EMEB Olga Benário Prestes, Joelmir Tonieti. Isso porque, no dia 1/9, já foi realizada a Mostra Cultural, com o objetivo de expor a história da EMEB. “A gente contou a trajetória por meio de fotos, desde quando o local era só um terreno, até hoje, para as pessoas terem ideia de como a EMEB se desenvolveu e quem fez parte da história”, explica.

A EMEB Olga Benário Prestes iniciou as atividades em 10 de janeiro de 1988.  Hoje a unidade conta com salas para alunos surdos de 9 a 17 anos do Fundamental 1 (1º ao 5º ano) e do Fundamental 2 (6º ao 9º ano), além do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Desde 2006, matricula também alunos ouvintes do Fundamental 1 e do EJA. Em razão disso, a intenção é implantar o bilinguismo tanto na grade horária quanto no nome da escola. Durante sua história, cerca de 1.500 alunos já passaram pela escola. Entre professores e demais funcionários, hoje a Olga Benário tem 60 pessoas em sua equipe.

“Os alunos ouvintes e surdos realizam algumas atividades juntas, como nas aulas de Educação Física, para que tenham uma convivência melhor. Mas, na maior parte do tempo, cada um fica na sua sala. Nossa intenção é oferecer aulas de Libras aos estudantes ouvintes, para que as turmas possam interagir mais”, relata o diretor.

Neste ano, a EMEB teve uma conquista importante. Ela superou, junto à EMEB Anita Catarina Malfatti, a nota anterior do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB), saltando de 6,3 para 7,1, e a média de 2017 das escolas do município, que foi 6,5. O secretário de Educação, Cacá Vianna, ressalta a importância da equipe escolar para essa conquista. “Durante os 30 anos de Olga, todos os profissionais se dedicaram para que hoje tenhamos um resultado tão expressivo como a nota alcançada no IDEB. Graças a eles, a escola de Educação Especial em nossa cidade é referência em seu atendimento.”

A escola também é parceira do programa Cidade na Escola, que oferece oficinas de Grafite ministradas pelo Matéria Rima. Desde o dia 10/9, está inscrita no Garatéa-ISS, um projeto educacional criado pela Missão Garatéa, junto ao Centro Nacional para Educação Científica para Terra e Espaço (NCESSE), com o objetivo de despertar a vocação dos estudantes pela ciência, por meio da elaboração de um projeto experimental. O projeto, se for escolhido, será enviado para a Estação Espacial ISS, da Agência Espacial Americana (NASA), em 2019.

“Nós sugerimos essa proposta aos professores e alunos e inscrevemos a escola. Agora, a expectativa é organizar os grupos de estudantes interessados e ver como eles serão formados, cada um dentro de um experimento”, declara o diretor da EMEB Olga Benário Prestes.

Para a comemoração de aniversário, é esperada a presença da comunidade do Jardim Diadema, onde fica a escola, e também de outros moradores do município que desejam prestigiar a EMEB Olga Benário Prestes.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "EMEB Olga Benário Prestes comemora 30 anos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *