2ª Bora Participar reuniu mais de 200 pessoas no Cine Eldorado para prestar contas e colher sugestões
Da Redação – A segunda plenária do programa Bora Participar, realizada na terça-feira (26) na região Sul de Diadema, teve o Cine Eldorado lotado para os moradores ouvirem a prestação de contas do prefeito e dos secretários e também para encaminharem sugestões, propostas e críticas. O programa de participação popular já esteve na região Oeste e até junho vai percorrer as outras regiões da cidade fazendo um balanço das ações realizadas no ano passado e apontando as novidades deste ano.
O pequeno comerciante Lourivaldo Cândido, o Louro Preto – que tem uma banca na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes – destacou a importância de encontros como esse. “Podemos fazer perguntas ou tirar dúvidas para o prefeito e os secretários, e eles pegam a opinião do que o povo está pensando”, comentou Cândido, uma das 200 pessoas presentes à atividade. Ele disse que estava lá para cobrar a reativação do terminal Eldorado, “pois ele será importante para os comerciantes e para a população”.
As demandas foram muitas. A falta de acessibilidade das calçadas e os carros ali estacionados irregularmente, a falta de abrigo nas paradas de ônibus, maior fiscalização para impedir o descarte irregular de entulho, e ainda os buracos deixados nas ruas pelo serviço malfeito da Sabesp, e a falta de energia, ou provocada pela lâmpada queimada – que é de competência da Prefeitura – ou pela queda da rede, que daí é da Enel. Todas devidamente anotadas pelo prefeito José de Filippi Júnior e por secretários, que acompanharam a plenária até o fim.
Também houve espaço para elogios, como o de Laura Marques, presidente da Amuhadi – Associação de Mutirão Habitacional de Diadema. “A Prefeitura deu todo o apoio e encaminhou a regularização de 89 lotes que estavam embargados há cerca de 20 anos”, comemorou. E pediu um semáforo perto da Comunidade Inamar “porque os carros não param na faixa de pedestres e lá tem muita criança”.
O aposentado Eduardo Moreira da Silva, o “seu” Dudu, reconheceu que o prefeito “pegou uma bomba da outra administração”, e em seguida solicitou intensificação da zeladoria e de manutenção da cidade. Ele pediu confirmação se era verdade sobre a criação de uma UPA no Eldorado, “pois se isso acontecer o Filippi estará de super parabéns”.
Saúde é uma das prioridades
Logo depois, durante a plenária, “seu” Dudu ouviu que a Prefeitura está investindo pesado em saúde e já tinha construído a UBS Paulina, nos moldes do projeto UBS Nota 10. E uma das novidades para este ano será a implantação da UPA onde hoje é a UBS Eldorado, que vai se mudar para outro local. Outra novidade é a construção da UBS no Jardim Sapopema.
O balanço tem ações da Prefeitura em todos os setores, além das realizações programadas para serem entregues neste ano, como a ampliação de 100 vagas em creche na Vila Joaninha, a compra de 20 ônibus para o transporte escolar, e o envio de computadores, tablets, notebooks e livros para todas as EMEBs.
São muitas as novidades. O restaurante Bom Prato, em parceria com o Governo do Estado, será inaugurado neste segundo semestre para servir 1.200 almoços e 300 cafés da manhã diariamente. Cerca de 40 abrigos de ônibus serão trocados, e serão implantados corredor de ônibus e ciclofaixa na av. Rio de Janeiro, que continuarão pela av. Casa Grande. Na Habitação, serão construídas 77 moradias no Jardim Yamberê II, que será revitalizado, assim como será o Núcleo Carapeba.
Depois que foram enumeradas todas as realizações da Prefeitura nos bairros do Eldorado e do Inamar, o prefeito Filippi anunciou que ainda neste ano será implantado um serviço eficiente para ouvir a população. “Com esse novo serviço teremos um canal direto com todos vocês, aperfeiçoando nosso conhecimento sobre os problemas de Diadema e dando respostas mais rápidas”, concluiu.
Nenhum comentário on "Elogios e demandas na prestação de contas na região Sul de Diadema"