Efape abre exposição Setembro Amarelo com trabalhos de escolas estaduais 

166 0

No mês de valorização da vida, estudantes apresentam suas reflexões por meio de trechos de música, desenhos, cartazes e até com elogios 

Da Redação – A exposição Setembro Amarelo, composta por trabalhos realizados nas escolas estaduais das Diretorias de Ensino Centro, Norte 1 e Santo André, está em cartaz até 27 de setembro na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (Efape).

Desde 2015, setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio e à valorização da vida com campanhas por todo Brasil. “O objetivo da intervenção artística aqui é abrir e manter o diálogo sobre o tema, incentivar a reflexão e o conhecimento sobre o assunto bem como estimular um ambiente de acolhimento para pessoas que sofrem e que não buscam apoio por falta de informação, por medo, insegurança ou vergonha de serem estigmatizadas”, explica Fernanda Borges, professora de artes do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP) e uma das responsáveis pela exposição junto aos professores do CMSP Janaína Jardim, Sumaia Mesquita e Tony Silva.

Para compor a exposição, o grupo convidou algumas Diretorias de Ensino para trazerem os trabalhos das escolas da sua região. Doze escolas estaduais enviaram suas produções: a Benedito Tolosa, a Canuto do Val, a Brigadeiro Faria Lima, a Mário Teixeira Mariano, a Prudente de Moraes, a Tarcísio Alvares Lobo, a Professor Antônio Lisboa e a Zuleika de Barros Martins Ferreira, da Diretoria de Ensino do Centro a General Humberto de Souza Mello e a Ana Siqueira da Silva da Diretoria de Ensino da Norte 1; e a Doutor Carlos Garcia e a Louis José Lebret, da Diretoria de Ensino de Santo André.

“Nossa ideia é aproximar mais das escolas com os trabalhos dos alunos, a gente queria que a Efape, onde também funciona o CMSP, ficasse com cara de escola. Ver o envolvimento dos alunos com este tema delicado é incrível”, relata o professor Tony Silva.

Em uma participação em conjunto, as escolas estaduais da região central Canuto do Val, Prudente de Moraes e Zuleika Barros enviaram cartazes com trechos de letras de música que formaram um painel enlaçado pela fita amarela, símbolo da campanha.

Os alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental da EE Gen. Humberto de Souza Mello, da zona norte, participam com frases de valorização à vida em cartazes que criaram após rodas de conversa sobre o tema. “A proposta é fortalecer a autoestima dos estudantes, a partir da valorização das identidades”, conta Paula de Araújo, professora de Língua Portuguesa.

Na EE Dr. Carlos Garcia, de Santo André, os alunos realizaram uma ação abordando outros alunos e equipe escolar com cartazes com a pergunta “Quer um elogio?” e quem concordava recebia um elogio. As fotos da performance estão em um dos painéis da exposição que conta o que aconteceu durante a intervenção.

“Para este ano ainda teremos outras duas exposições, a da Semana de Arte Moderna e da Educação Antirracista. A cada exposição, vamos convidando diferentes Diretorias de Ensino para que todas participem”, explica a professora Janaína Jardim.

“As exposições aqui na Efape são uma forma de promover o que os professores estão realizando nos aprofundamentos, nas atividades na escola, além de valorizar a produção dos alunos”, ressalta Sumaia Mesquita.

A exposição Setembro Amarelo está aberta para visitação de todos os profissionais da educação da rede estadual de segunda à sexta, das 7h30 às 18h, na Efape, que fica na Rua João Ramalho, 1546, no bairro de Perdizes, São Paulo. 

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Efape abre exposição Setembro Amarelo com trabalhos de escolas estaduais "

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *