Debate online: Os desafios dos docentes “imigrantes digitais” e da gestão escolar neste atual cenário de pandemia
Da Redação – O uso de novas tecnologias na educação não chega a ser uma novidade; o ineditismo reside nos desafios envolvidos nessa transição em meio à pandemia de Covid-19. O contexto revelou um contingente significativo de escolas e docentes, que enfrentam problemas diversos para continuar a rotina de aulas e preparar os professores para esse cotidiano singular. Diante desse cenário, qual é o impacto na formação para professores e na gestão escolar? Quais são as reflexões e aprendizados possíveis dessas adaptações conduzidas para implementar as aulas a distância?
Para responder a essas e outras questões, a Geekie convidou o professor José Moran – doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) –, e Kátia Martinho Rabelo, gestora do Colégio Magister e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), para um bate-papo online. O debate, voltado a profissionais da Educação e interessados na temática, acontece em 28 de maio, às 15h, com transmissão pelo YouTube. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo https://os.geeki.es/Bate-papo-desafios-digitais
SOBRE OS CONVIDADOS
José Moran | Doutor em Comunicação (USP) e autor de livros sobre educação inovadora. Foi professor de Novas Tecnologias na Escola de Comunicações e Artes da USP (1985- 2001) e um dos fundadores da Escola do Futuro, na qual pesquisou as transformações na educação com a chegada da Internet. Atualmente, é palestrante e atua em cursos on-line e híbridos sobre como transformar nossas escolas de educação básica e superior com metodologias ativas, modelos híbridos, valores, personalização, projeto de vida, tecnologias digitais e novas formas de avaliação. É autor dos livros “A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá” (Papirus, 2011) e “Desafios na comunicação pessoal” (Paulinas, 2007); coautor de “Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora” (Penso, 2017), “Novas tecnologias e mediação pedagógica” (Papirus, 2012), “Educação a Distância: Pontos e Contrapontos” (Summus, 2011).
Kátia Martinho Rabelo | Diretora pedagógica do Colégio Magister desde 2009, doutora e mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduada em Administração pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1991). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando em gestão educacional, formação docente, tutoria, afetividade, psicogenética walloniana e psicologia sociointeracionista.
SOBRE A GEEKIE | Referência em educação com apoio de inovação no Brasil e no mundo, a Geekie foi fundada em 2011 – pelos empreendedores Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo – com a missão de transformar a educação do país. Nos últimos oito anos, a empresa tem desenvolvido soluções inovadoras que potencializam a aprendizagem. Com foco no Ensino Médio e Fundamental II, a empresa alia tecnologia de ponta a metodologias pedagógicas inovadoras. Única plataforma brasileira de ensino adaptativo credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para o Guia de Tecnologias Educacionais – que identifica soluções tecnológicas capazes de melhorar a qualidade do ensino brasileiro – em sua trajetória a Geekie alcançou mais de 5 mil escolas públicas e privadas de todo país, impactando cerca de 12 milhões de estudantes.
Entre as certificações mais relevantes, a empresa destaca: WISE 2016 (Qatar Foundation), TOP Educação (Revista Educação, categoria software educacional mais lembrado do mercado), Empreendedor Social Brasil (Folha de São Paulo e Fundação Schwab), Empreendedor Social Mundial (Fundação Schwab), Trip Transformadores e Empresas Mais Conscientes (Revista IstoÉ) – além de compor a rede global de empreendedores Endeavor. A Geekie conta também com investidores de tradição na área educacional como família Gradin (por meio do fundo Virtuose), Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann (por meio do Fundo Gera), Arco Educação, além dos fundos, o norte-americano Omidyar Network e o japonês Mitsui & Co. www.geekie.com.br
Nenhum comentário on "Educação na Quarentena debate gestão escolar no cenário de Pandemia"