Educação de SP e Jeduca lançam guia inédito para melhorar relação e cobertura jornalística

916 0

Da Redação – De maneira inédita, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Jeduca (Associação de Jornalistas em Educação) se uniram para melhorar o relacionamento entre os educadores da rede e veículos de comunicação – e, por consequência, a cobertura jornalística na área. O primeiro fruto da parceria é o guia “Fala, Educadora! Fala, Educador!”, lançado nesta quarta-feira (23) pelo secretário da Educação José Renato Nalini e Antônio Gois, presidente da Jeduca.

O material será distribuído, por meio eletrônico, para as 5 mil escolas estaduais e 91 Diretorias de Ensino e estará disponível no Portal (www.educacao.sp.gov.br) e intranet da Pasta. O guia é direcionado aos cerca de 300 mil servidores que compõem a rede paulista, incluindo professores, supervisores, diretores e demais funcionários das unidades de ensino que participam diariamente da rotina dos 3,7 milhões de alunos matriculados em São Paulo. A proposta é que esse grupo compreenda a importância do trabalho jornalístico na divulgação de práticas pedagógicas e na prestação de contas à sociedade.

“Há muito a avançar, tanto por parte dos jornalistas quanto por parte dos profissionais da educação, para construirmos uma relação de respeito e confiança. Este é um movimento sempre sujeito a riscos, mas nós da Jeduca acreditamos que, se os dois mundos não se aproximarem, quem perde é a sociedade, que terá sempre um relato incompleto dos temas educacionais”, afirma o presidente da Jeduca, Antônio Gois. “A voz do educador, especialmente aquele que está no chão da sala de aula, precisa ser ouvida. Sempre.”

Direito à informação – O guia esclarece e lembra que, em 2009, a Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei do Governo do Estado que revogou a chamada “Lei da Mordaça” (via lei complementar nº 1906, de 2009). A medida alterou a lei nº 10.261, de 28 de outubro de 1968, que disciplina deveres e proibições dos servidores públicos estaduais, e até então indicava possível punição a servidores por darem entrevista.

A intenção da Secretaria é estimular a participação de seus servidores, fundamentais na rotina das escolas, no debate sobre a educação pública e acerca da construção de projetos e ações. O material reitera ainda que não há nem haverá qualquer constrangimento ou punição por parte da Secretaria e seus demais órgãos a funcionários que participem de reportagens.

O direito de jornalistas e veículos ao acesso das informações – sejam sobre as escolas ou a própria Secretaria – também estão assegurados e merecem destaque no guia. Outra preocupação da parceria foi identificar as diferenças entre o trabalho da Assessoria de Imprensa (equipe formada por funcionários da Secretaria) e do repórter, assim como os limites que devem ser respeitados e vão garantir uma divulgação mais completa e eficiente sobre o sistema educacional.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Educação de SP e Jeduca lançam guia inédito para melhorar relação e cobertura jornalística"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *