Da Redação – A Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia de Ribeirão Pires dá continuidade à formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). As capacitações para os professores da educação infantil, ensino fundamental, coordenadores e formadores alfabetizadores seguem até o dia 20 de dezembro, no Centro de Formação de Profissionais da Educação (CEFORPE) de Ribeirão Pires e em outras cidades que também implantaram o PNAIC.
A rede municipal de Ribeirão Pires prevê capacitar mais de 160 profissionais, entre coordenadores e professores, abrangendo 1.500 alunos do Ensino Fundamental e 2.800 da Educação Infantil.
Nesta terça-feira, 28 de novembro, coordenadoras locais do PNAIC e os sete formadores alfabetizadores participaram de atividade realizada em Diadema com formadores Regionais capacitados pela Universidade Federal de São Carlos.
“Essas capacitações com Formadores Regionais e com outras cidades são importantes porque há trocas de experiências com a intenção de melhorar o processo de aprendizagem dos alunos. Buscamos concretizar uma política municipal de educação, alinhados à política nacional, que garanta efetivamente o direito de aprendizagem a todos os alunos da rede municipal”, declarou a secretária de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia de Ribeirão Pires, Flávia Banwart.
Durante a formação, os profissionais recebem orientações sobre a intervenção pedagógica, articulação de conhecimentos para consolidar o processo de alfabetização e análise de situações didáticas de intervenção para a efetivação da aprendizagem.
O PNAIC é um acordo formal, assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e entidades para firmar compromisso que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Nenhum comentário on "Educação de Ribeirão Pires promove formação do Pacto Nacional pela Alfabetização (PNAIC)"