Editora Feminas lança romance de estreia da escritora andreense Amanda Bertoncini

603 0

Lançamento presencial dia 18 de dezembro, sábado, no Teatro da Curva em Santo André (Rua Rogerio Giorgi, 541 – Parque Marajoara, Santo André), das 16h às 19h

Vitória, passado misterioso.

Idalina, anja da guarda, guia.

Leide, ponto de encontro.

Maria, a do coração.

Jandira, refúgio, liberdade, inspiração.

Às minhas avós.

A Velha Senhora é o primeiro romance da jovem escritora Amanda Bertoncini. Projeto contemplado pelo Proac 2020 que possibilitou firmar parceria com a recém-lançada Editora Feminas, voltada às mulheres, para realizar um desejo antigo de Amanda de publicar um livro físico.

Logo no início, nas dedicatórias, cinco mulheres são citadas e, como sugerido, todas elas avós para quais o livro é oferecido e é neste momento que a curiosidade indaga: Que mulheres são essas, elas fazem parte da vida da autora ou são imaginárias? O que elas têm a dizer?

Em A Velha Senhora Amanda Bertoncini empresta à narrativa a experiência de busca e encontro de suas próprias ancestrais, entretanto, o romance não é autobiográfico, embora trate da relação de uma avó e sua neta e, sobretudo, o que diferentes gerações tem a dizer uma a outra.

Amanda oferece ao leitor a perspectiva do olhar de Afonsina, uma mulher com mais de 80 anos que foi casada por 67, ficou viúva e passa a procurar um sentido para sua vida. Em meio ao processo de redescoberta e revisão outras personagens se juntam a Afonsina dando corpo à narrativa.

“Afonsina é apresentada com toda a carga emocional, a personagem é muito bem construída e muito consistente, carregada de uma sensibilidade e de uma sabedoria que me saltou aos olhos à primeira lida”, diz a editora Sandra Regina de Souza.

“Escrevo com mais frequência contos e textos dramatúrgicos e neste livro está minha narrativa mais longa, eu precisei entender meus métodos e o que as personagens tinham a me dizer, elas foram se apresentando para mim e eu fui dando vazão a elas”, complementa Amanda.

“Afonsina, nas andanças pela beirada da vida, tem a oportunidade de reinventar-se depois da perda do seu indesejado marido Felisberto, que lhe ocupou a casa e a paciência nos últimos 67 anos. O

perdido na memória, agora longe de estar intacta. É com a ajuda de sua neta Vitória, que insiste em estar presente, que o quebra-cabeça de peças perdidas em Afonsina começa a ser montado, explorando a relação entre o novo e o velho, permitindo às duas reconhecerem-se em sua ancestralidade comum”, são as palavras de Douglas Cavalcante e Ronny Leal, na orelha do livro.

Amanda é das letras e das artes. Escritora e dramaturga, atriz, professora, produtora cultural, a artista andreense.

Pré-venda pelo site: https://editorafeminas.minhalojanouol.com.br/produto/491564/a-velha-senhora

Os livros adquiridos no período de pré-lançamento serão entregues no dia do lançamento (18/12) com autógrafo da autora.
Os livros que não forem retirados serão enviados por correios após o evento.

Gênero: romance
selo: Celinas (Autoras estreantes em carreira solo)
14x21cm
168 páginas

Sobre a Feminas (lê-se “Fêminas”, do latim, femina, que significa mulher) 

É uma editora voltada para publicações de autoria feminina. Cada projeto é acolhido pela casa por um selo especial.

https://1.bp.blogspot.com/-XT-DZVGq0ps/YKTytBNGW0I/AAAAAAAAF8Q/l-NCp1f7inYcvNjKglPt6l7fZCHbXNeAACLcBGAsYHQ/w400-h100/selos.jpg

anitas
Autoras com livro(s) publicado(s)
Remete a tantas anitas que já contribuíram em tantas lutas, como Anita Garibaldi, Anita Malfaltti, Anita L. Prestes.

celinas
Autoras estreantes em carreira solo
Lembrando Celina Guimarães Viana, a primeira mulher a votar no Brasil.

dandaras 
Autoras negras 
Em homenagem a uma das mulheres negras cujo nome é sinônimo de resistência.

ellas 
Autoras tradutoras 
Em homenagem a cantora Ella Fitzgerald, cantora americana considerada, por muitos, a primeira dama do Jazz e a maior voz feminina de todos os tempos.

Sobre a editora-fundadora

Sandra Regina de Souza é paulistana, formada em Letras pela FFLCH-USP. Atua no mercado editorial há mais de trinta anos, nos segmentos de livros e revistas, com experiência em produção, edição, revisão (Destaque: coord. de revisão Dicionário Aurélio, 5ª ed., 2010). Poeta, publicou: O texto sentido (Limiar, 2008), haicaos (Limiar, 2012) e Visita íntima (Reformatório, 2015).

Serviço:

Lançamento presencial em Santo André

Dia 18 de dezembro, sábado, no Teatro da Curva em Santo André

(Rua Rogerio Giorgi, 541 – Parque Marajoara, Santo André)

Das 16h às 19h

Leituras de trechos do livro

Grátis

Capacidade: 30 pessoas

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Editora Feminas lança romance de estreia da escritora andreense Amanda Bertoncini"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *