Da Redação – A Diocese de Santo André, após um árduo trabalho definiu as ações da Igreja Católica no Grande Abc, para próximos cinco anos. Para a entrega do documento final do Sínodo Diocesano, foi preparado um grande evento, que acontece nesta sexta-feira (6), às 19h, no Cenforpe de São Bernardo. Estarão presentes nosso bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, todo o clero de nossa Diocese, além dos membros sinodais, representantes do conselho paroquial de pastoral (CPP) e do conselho de assuntos econômicos paroquial (CAEP).
Vale destacar que cardeais e bispos foram convidados para participarem neste dia: o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, o Arcebispo Emérito de São Paulo e Vigário-Geral da Arquidiocese de São Paulo, Dom Cláudio Hummes (Prefeito Emérito da Congregação para o Clero e bispo de Santo André entre os anos de 1975 e 1996); o Arcebispo Metropolitano de Campinas e Presidente da Regional Sul I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Airton José dos Santos (que pertenceu ao clero da Diocese de Santo André), o bispo de Guarulhos e presidente da Sub-Região Pastoral SP2 da CNBB, Dom Edmilson Amador Caetano, e o bispo de São Miguel Paulista, Dom Manuel Parrado Carral (também pertenceu ao clero da Igreja do Grande ABC).
O Sínodo Diocesano, foi aberto em 13 de novembro de 2016 e durou um ano até sua conclusão, que estabeleceu três prioridades pastorais para nortear a Igreja Católica no Grande ABC. São elas:
* Ação Missionária Permanente para fortalecer a presença da Igreja junto aos mais pobres nas periferias, aos cristãos afastados, aos doentes, e aos grupos necessitados de motivação e acolhida;
* Acolhimento em suas duas dimensões importantes (Cultura e Espiritualidade);
* Uma Igreja em Saída e em Estado Permanente de Missão, com aprofundamento da Iniciação à Vida Cristã e inclusão, com abertura para todos e todas, por meio de comunidades humanizadas e humanizadoras.
Nenhum comentário on "Documento do Sínodo norteará a Igreja Católica na região pelos próximos 5 anos"