Atendimento durante a pandemia precisou ser reorganizado para atender as novas demandas da população e as iniciativas serão divulgadas no Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
Da Redação – Diadema participa, entre os dias 16 e 18 de março, do 35º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems). A programação do evento totalmente virtual inclui a 18ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios com a 11ª edição do Prêmio David Capistrano. O município inscreveu 13 experiências de ações realizadas na rede municipal e que trouxeram benefícios para a população e também para os servidores.
Com o tema “A importância do SUS no enfrentamento da pandemia e na pós pandemia”, o encontro traz a oportunidade de trocar experiências sobre problemas comuns entre as prefeituras dos 645 municípios paulistas. “Esse é o momento de dar visibilidade a todo o trabalho realizado por Diadema durante o período desafiador da pandemia. Temos trabalhos incríveis e que foram feitos com muita dedicação pela nossa equipe. Além disto, o Congresso também permite compartilhar e conhecer experiências com outros municípios”, afirmou a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto.
Reorganização
Com o avanço da vacinação contra a covid-19 e o retorno gradual das atividades de rotina nas Unidades de Saúde, foi preciso reorganizar o fluxo dos atendimentos. A Atenção Básica do município adotou estratégias para atender as demandas que ficaram represadas durante o período da pandemia e readequar os fluxos para atender melhor a população. A iniciativa resultou em dois trabalhos: “Estratégias para reorganização das atividades da Atenção Básica em Diadema” e “Matriciamento em Saúde Bucal no município de Diadema”.
No primeiro projeto, foram levantadas demandas e questionamentos de conselhos de saúde e profissionais da área com o objetivo de reafirmar os fundamentos para estratégias de cuidado, rever arranjos da organização do trabalho, fortalecer o cuidado das famílias e demais cuidados de doenças transmissíveis e não-transmissíveis. Após esta etapa, o documento norteador foi validado em julho de 2021 e utilizado como ferramenta de educação permanente junto às equipes de saúde.
Já o “Matriciamento em Saúde Bucal no município de Diadema” permitiu melhorar a integração das equipes de Saúde Bucal das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o que resultou em maior resolutividade, ampliação de procedimentos nas Unidades e redução de encaminhamentos fora dos protocolos clínicos do CEO. O matriciamento é um arranjo de gestão do trabalho para compartilhar saberes e práticas de duas ou mais equipes para promover o trabalho em rede.
As duas estratégias possibilitaram a retomada gradual do atendimento nos referidos serviços de modo a suprir gradativamente a demanda reprimida de forma mais eficiente e eficaz para a população. “Tivemos dois desafios nos últimos meses, que foi o de suprir a demanda da covid-19, que ainda existe, mas também retomar o atendimento das outras enfermidades de uma maneira organizada, respeitando critérios definidos pelos protocolos estabelecidos durante essa etapa de reorganização do fluxo de trabalho”, ressaltou a secretária.
Além dessas, outras 11 ações positivas da rede municipal de saúde ganharam destaque na Mostra. São elas: Ampliando a rede de suporte em meio à pandemia – relato de experiência; Campanha de vacinação covid-19 – construindo possibilidades no município de Diadema; Desenvolvimento de ferramenta para monitoramento da covid-19; Estratégias para efetivar o monitoramento dos casos de covid-19; Grupo de música virtual em tempos de pandemia; Inventando novas tecnologias de inclusão e participação social; Participação popular para além do controle – a importância das definições de políticas pública; Sala de situação on-line uma estratégia de gestão para o enfrentamento da pandemia; Trocando cartas em tempo de pandemia disparando lembranças e afetos; Vigilância sanitária em tempos de pandemia – o perfil o atendimento a denúncias covid-19; e Violências autoprovocadas e a pandemia covid-19: novas pactuações necessárias.
A programação completa do 35º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo pode ser acessada em https://www.congressoscosemssp.com.br/congresso2022/.
Nenhum comentário on "Diadema vai a Congresso com 13 experiências positivas na rede municipal de saúde"