Diadema ultrapassa marca de 900 mil doses de vacina contra Covid-19

79 0

Mais de 90% da população da cidade estão com o esquema vacinal completo; cidade atinge também 30 mil doses infantis aplicadas

Texto: Renata Nascimento – Foto: Adriana Horvath

Da Redação – O município de Diadema ultrapassou a marca de 900 mil doses de vacina contra Covid-19 aplicadas em adultos, jovens e crianças a partir de 5 anos de idade. Desse total, 30.316 foram as doses iniciais para as crianças da cidade.

“É um orgulho para nossa cidade chegar a 900 mil vacinas aplicadas. Agradeço cada profissional envolvido nesta megacampanha. Ainda há muitos desafios para atingir 100% da população com segundas doses e doses adicionais, mas esse número mostra a potência da equipe de vacinação deste município. Também é um orgulho a marca das 30 mil crianças vacinadas em 60 dias de campanha pediátrica. Já passamos dos 60%, mas ainda é cedo para comemorar. Muitas crianças ainda estão risco e nossa meta é vacinar 100%. Estaremos tranquilos quando vacinarmos a última criança com as duas doses e não mediremos esforços para alcançar”, afirma Ferla Cirino, coordenadora do Programa Municipal de Imunização.
Das 900 mil vacinas aplicadas, 342.766 são primeiras doses (D1), 315.158 segundas doses (D2), 186.961 terceiras doses (D3), 370 quartas doses (D4), 10.414 doses únicas, 30.316 primeiras doses infantis e 15.237 segundas doses para crianças de cinco a 11 anos de idade.

Atualmente, 100% da população adulta estão vacinadas com a primeira dose (D1), 97% estão com o esquema vacinal completo e 58% com a primeira dose do reforço (D3). Já o público infantil ultrapassou 62% de cobertura vacinal com a primeira dose. 

“O grande desafio do momento está na ampliação das coberturas das faixas de menores de 20 anos, em especial a população que iniciou a vacinação recentemente como crianças de 5 a 11 anos, e também na busca dos faltosos de D3 e D2. É preciso que a quantidade de faltosos não aumente e sim diminua. Vamos buscar isso a partir do planejamento e da observação do cumprimento dos esquemas com base nos aprazamentos”, afirma a secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto.

Quem pode se vacinar:

Atualmente, o imunizante está disponível para crianças entre 5 e 11 anos de idade e pessoas a partir de 12 anos para D1 e D2, inclusive para quem está com atraso no esquema vacinal. Já a dose de reforço está liberada para pessoas acima de 18 anos. A quarta dose está disponível para idosos com 80 anos ou imunossuprimidos a partir de 18 anos que já receberam a terceira dose.

Antônio Francisco da Silva, de 86 anos, foi à Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro para receber a quarta dose e saiu feliz após receber o imunizante. “Sempre vim receber as outras doses no dia correto. Eu estou firme e forte”, garantiu. 

Durante o período mais crítico da pandemia, José de Araújo Cavalcanti, de 87 anos, ficou em casa e reforçou os cuidados para evitar a covid-19. “Tomei todas as doses da vacina na UBS. É importante se proteger”, disse.

Sua filha Raquel Cavalcanti foi acompanhar o pai e reforçou a importância de pensar no bem-estar coletivo. “A família está vacinada e ficamos tranquilos em saber que a gente não só se protege, mas também protege o próximo porque é uma questão de coletividade. Não é só a vacina do coronavírus, é para qualquer doença. É justamente por não pensar no bem-estar do grupo que muitos acabam não querendo tomar e acaba prejudicando o todo”, ressaltou.

Quem está apto a receber a vacina contra a covid-19 (D1, D2, D3, D4) ou em atraso, pode se dirigir a uma das 19 Unidades Básicas de Diadema, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. A UBS Piraporinha está em reforma, por isso, quem estiver referenciado na Unidade deve se dirigir à UBS Nova Conquista, localizada na Avenida Presidente Juscelino, 759, no mesmo bairro. Vale lembrar que as UBSs Centro, Serraria, Paineiras e Promissão possuem horário estendido até as 18h.Confira a lista de endereços das UBSs em http://www.diadema.sp.gov.br/saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.

Para saber quais os documentos necessários para vacinação, leia mais em http://www.diadema.sp.gov.br/27730-vacinacao-covid-19-documentacao-necessaria-prazo-entre-as-doses-e-outras-informacoes-para-se-proteger.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diadema ultrapassa marca de 900 mil doses de vacina contra Covid-19"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *