Diadema realiza mais de 170 mil consultas médicas entre maio e agosto

615 0

Da Redação – Na tarde desta quarta-feira (27/9), a Secretaria de Saúde de Diadema realizou prestação de contas sobre atendimento e recursos aplicados na cidade referentes ao segundo quadrimestre deste ano. Mais de 60 pessoas, entre técnicos da Secretaria, conselheiros, vereadores e população participaram do evento na Câmara Municipal.

Entre maio e agosto deste ano, a Prefeitura de Diadema aumentou o número de atendimentos e consultas em algumas especialidades. Além disso, a melhoria na captação dos dados permitiu um retrato com mais detalhes dos serviços prestados. As consultas médicas passaram de 40.785 atendimentos mensais, em 2016, para 42.910 consultas por mês, neste ano, nos serviços de Atenção Básica, Especializada, Urgência e Emergência. Já os procedimentos mensais de enfermagem saltaram de 85.269 no ano passado para a média mensal de 123.154 em 2017, incluindo administração de medicamentos, acolhimento, classificação de risco, aferição de pressão arterial, curativos, coleta de materiais de exame, entre outros. Os atendimentos de odontologia cresceram 58%, passando de 12.416 por mês, em 2016, para 19.627 procedimentos odontológicos mensais, no mesmo período.

“O aumento desta produção demonstra a retomada da Atenção Básica, Especializada, que privilegia o sistema de saúde. Ontem (26/9), apresentamos a prestação de contas para o Conselho Municipal de Saúde e tanto conselho como sociedade estão sendo solidários e entendendo esse momento de crise econômica, mas que trabalhamos com dedicação”, explicou o secretário municipal de Saúde, Luís Cláudio Sartori. “Estamos mantendo diálogo com fornecedores, cronograma de pagamentos para colocar a casa em ordem e manter os serviços funcionando regularmente”, pontuou.

O secretário lembrou sobre a finalização do Plano Municipal, que está em fase de revisão, e que será encaminhado para avaliação do Conselho Municipal de Saúde em outubro. Além disso, nesta manhã, o Hospital Municipal (HM) de Diadema recebeu R$ 280 mil em equipamentos médicos por meio de compensação do Assaí Atacadista. Entre os itens doados estão bisturi eletrônico, 316 instrumentais cirúrgicos diversos, 16 cadeiras de banho, 20 biombos, 50 suportes de soro, seis carros para transporte de materiais e um berço aquecido.

Atualmente, Diadema investe cerca de 40% do orçamento municipal na área da Saúde, ultrapassando o percentual mínino de 15% determinado pela lei 141/2012.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diadema realiza mais de 170 mil consultas médicas entre maio e agosto"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *