Da Redação – Cerca de 120 profissionais da Saúde participaram da 1ª Mostra do Uso Racional de Medicamentos, realizada pela Prefeitura de Diadema, na última sexta-feira, 24/8, na Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente (Recad). O evento foi o maior já realizado na região e teve como objetivo discutir o Uso Racional de Medicamentos (URM).
“Reconheço o importante trabalho feito pela rede de Atenção Básica do município, que está se empenhandopara manter organizada a lista do Remume. Com o URM, os pacientes recebem as doses adequadas e pelo tempo necessário para o tratamento”, comentou o prefeito Lauro Michels.
De acordo com a coordenadora de Assistência Farmacêutica, Karina Santos Rocha, a iniciativa surgiu após os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) participarem do Plano de Ação Regional de Educação Permanente em Saúde (PAREPS) – URM, o que gerou estratégias que foram essenciais para o desenvolvimento das ações. “A ideia da Mostra é compartilhar os projetos de URM do PAREPS e de Benzodiazepínicos (parceria com UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo) com demais profissionais de saúde da rede e estimular mudanças nos processos de trabalho, que permitam incorporar, no cotidiano das unidades, atividades que estimulem o Uso Racional de Medicamentos”, explicou.
“A cidade fechou o primeiro quadrimestre do ano com 26,2% de recursos próprios investidos em saúde. Isso mostra a condição transparente da administração em apoiar o sistema. Com esta mostra, esperamos que, em um futuro próximo, as atividades voltadas para o Uso Racional de Medicamentos se torne habitual em toda a rede”, disse Luis Cláudio Sartori, secretário de Saúde.
Durante o evento, foram realizadas apresentações de projetos, debates e palestras. O primeiro painel teve como tema “Por que produzir ações para a promoção do Uso Racional de Medicamentos?” e foi ministrado pela professora e doutora da UNIFESP, Claudia Fegadolli. A palestrante explicou o que é URM e apresentou alguns indicadores para avaliação do Uso Racional de Medicamentos no serviço de saúde coletiva.
Para a enfermeira e gerente da UBS São José, Jussara Balbino, a Mostra comprova o avanço que Diadema está tendo com relação à promoção de conhecimento e conscientização do uso racional de medicações. “O município é o primeiro a desenvolver uma ação tão grande, a fim de alcançar uma melhor qualidade de vida para a população e, principalmente, para aqueles que estão em situação de uso abusivo dos medicamentos”, afirmou.
Outros temas debatidos na Mostra foram: Práticas integrativas complementares na Atenção Básica à Saúde; Uso racional de medicamentos em Diadema; Vivência meditação; Práticas lian gong; Meditação como instrumento de promoção, prevenção e assistência à saúde.
Também estiveram no evento a secretária de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha, o coordenador de Atenção Básica, Douglas Schneider, a diretora técnica de saúde, Janaina da Silva, e o diretor do campus UNIFESP de Diadema, Prof. Dr. João Miguel Alexandrino.
Nenhum comentário on "Diadema realiza 1ª Mostra do Uso Racional de Medicamentos"